Com uma população de cerca de 1,3 mil milhões de habitantes a China apresenta-se como o país mais populoso do mundo, bem como a segunda maior economia, tendo vindo a crescer anualmente entre os 7 e os 8%.
No âmbito das relações comerciais internacionais, de acordo com os dados da Organização Mundial do Comércio, a China passou a ser, em 2009, o primeiro exportador e o segundo importador a nível mundial, sendo o seu território o maior mercado do continente asiático e aquele que apresenta maior potencial nas mais diversas áreas de negócio.
A China posicionou-se em 10º lugar no ranking de destinos das exportações portugueses no primeiro trimestre de 2015. Sectores como o calçado, o agro-alimentar, têxtil, máquinas e veículos, pedras e mármores, vinhos, TIC, entre outros, ganham cada vez mais destaque nas preferências de compra do tecido empresarial Chinês.
Este país tem desempenhado um papel fulcral no panorama económico e financeiro mundial. Este facto deve-se, entre outros aspetos a:
- Um crescimento enorme e incomparável o que tem permitido ser considerado um dos principais “motores” da economia mundial;
- A magnitude do seu setor produtivo que sustenta, em larga medida, o fluxo da oferta mundial;
- Detém o maior montante de reservas financeiras do mundo, encontrando-se uma componente significativa das mesmas investidas em obrigações de longo prazo do Tesouro norte-americano.
A missão procurará abranger vários setores e entidades possibilitando aos participantes uma abrangência de contactos para negócios e uma perspetiva alargada da melhor forma de entrada no complexo mercado Chinês.