MARCAÇÃO CE E CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS

A colocação da marcação CE nos produtos evidencia a conformidade desses produtos com todas as diretivas comunitárias que lhe são aplicáveis. A aposição da marcação CE nos produtos é da responsabilidade do fabricante ou do seu importador, caso o fabrico seja efetuado fora do Espaço Económico Europeu (EEE).

De salientar que a marcação CE é obrigatória para que a circulação e comercialização dos produtos seja possível dentro do EEE. Um produto só se encontra excluído desta obrigação quando não existir nenhuma diretiva que lhe seja aplicável.

O IEP possui competências para realizar uma grande panóplia de ensaios com vista à obtenção da marcação CE, tendo os meios necessários para realizar todos os ensaios aplicáveis a equipamentos e material elétrico, dispositivos eletrónicos e eletrodomésticos.

Para além da realização de ensaios, o IEP apoia as empresas na resposta aos outros requisitos impostos pela marcação CE, como por exemplo a construção de dossiers técnicos ou a implementação de sistemas de controlo da produção.

Serviços Disponibilizados

Consultoria e
Auditoria
+

Ensaios
Laboratoriais
+

Calibração
+

Atividades

ENERGIA

+

Uma utilização racional da energia nas atividades humanas reveste-se, cada vez mais, duma relevância extrema, pois esses recursos são finitos, extremamente escassos e com uma distribuição global pouco equitativa. Assim sendo, é muito importante a disponibilização de ferramentas de apoio à decisão que permitam aos mais diversos setores da economia gerir eficazmente os recursos energéticos que aplicam nas suas atividades.

 >  AUDITORIAS ENERGÉTICAS

Atividades

PRODUTOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS

+

COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA

+

CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS

+

O intercâmbio cada vez maior de produtos à escala global que caracteriza os mercados dos nossos dias conduziu à necessidade de promover a confiança entre todas as partes envolvidas — fabricantes, consumidores e organismos oficiais – de uma forma tecnicamente credível mas que ao mesmo tempo fosse compatível com o reduzido “time to market” que caracteriza a maioria dos produtos atuais. Isso levou à crescente adoção das normas técnicas na regulamentação da União Europeia e nas legislações nacionais dos seus Estados-Membros, que assim convergiram naquilo que são os requisitos essenciais dos produtos. É neste contexto que surge a exigência de avaliar a conformidade dos produtos elétricos e eletrónicos, com vista à aposição da Marcação CE exigida no mercado europeu, que abrange requisitos de segurança (Diretiva da Baixa Tensão), compatibilidade eletromagnética (Diretiva EMC) e eficiência energética (Diretivas EcoDesign e Etiquetagem Energética), entre outros.

Os Laboratórios do IEP disponibilizam aos fabricantes um vasto conjunto de ensaios de produtos elétricos e eletrónicos, tendo por base normas europeias harmonizadas e normas internacionais, para a avaliação da conformidade de tais produtos.

Esses laboratórios estão acreditados pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação. Graças aos acordos EA e ILAC de que Portugal é signatário, os ensaios efetuados pelo IEP são oficialmente reconhecidos em todo o mundo.

Os Laboratórios do IEP estão também reconhecidos a nível europeu pela ETICS – European Testing, Inspection and Certification System (acordos ENEC, KEYMARK e CCA) e a nível internacional pela IECEE – International Electrotechnical Commission System of Conformity Assessment Schemes for Electrotechnical Equipment and Components (acordos CB). Graças a tais acordos, os fabricantes que recorrem ao IEP para a certificação dos seus produtos elétricos e eletrónicos têm acesso direto às marcas de certificação de muitos outros países.

Consulte aqui a nossa lista de ensaios sob acreditação flexível intermédia.

 > APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

A Compatibilidade Eletromagnética (EMC) traduz a capacidade dos equipamentos elétricos e eletrónicos para funcionarem adequadamente e da forma prevista no ambiente eletromagnético a que se destinam, sem produzirem perturbações eletromagnéticas que provoquem interferências nos outros equipamentos que lhes estão próximos.

Na Europa, todos os dispositivos eletrónicos, quer sejam alimentados pela rede elétrica ou por baterias, devem estar em conformidade com a Diretiva 2014/30/UE ‑ Diretiva da Compatibilidade Eletromagnética (EMC) ‑ exceto se possuírem alguma forma de comunicação intencional por radiofrequência, caso em que os aspetos de compatibilidade eletromagnética ficam sob a alçada da Diretiva 2014/53/UE ‑ Diretiva dos Equipamento de Rádio (RED). Estas Diretivas (EMC e RED) visam assegurar que os equipamentos elétricos e eletrónicos possuem níveis de imunidade adequados, ao mesmo tempo que não produzem níveis de perturbações demasiado elevados.

Os laboratórios do IEP têm uma experiência de mais de três décadas na avaliação dos fenómenos EMC em equipamentos elétricos e eletrónicos, apoiando os fabricantes em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento dos produtos, desde a sua concepção até à certificação da sua conformidade com as normas e as diretivas aplicáveis.

 >  IMUNIDADE

 >  EMISSÃO

A exposição humana aos campos electromagnéticos é cada vez mais uma preocupação, tanto para as autoridades de saúde como para a população em geral.

A regulamentação em vigor relativa à protecção das pessoas contra os riscos para a segurança e para a saúde a que possam estar sujeitas devido à exposição aos campos electromagnéticos, com particular realce para o âmbito laboral, requer que sejam feitas avaliações deste agente físico.

O laboratório do IEP possui vasta experiência neste tipo de avaliações e encontra-se acreditado pelo IPAC para efectuar ensaios no âmbito da Portaria 1421/2004 e da Directiva 2013/35/UE (transposta em Portugal pela Lei 64/2017)

 > AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO HUMANA A CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS

Atividades

ELETRICIDADE

+

TEMPERATURA E HUMIDADE

+

ÓTICA

+

TEMPO E FREQUÊNCIA

+

MASSA E INSTRUMENTOS DE PESAGEM

+

PRESSÃO

+

GESTÃO DE PLANOS DE CALIBRAÇÃO

+

CALIBRAÇÕES ELÉTRICAS E FREQUÊNCIA

Neste âmbito, o IEP está acreditado para realizar a calibração de equipamentos nas seguintes grandezas:
Eletricidade e Tempo/Frequência (Tensão DC, Tensão AC, Resistência, Corrente DC, Corrente AC, Frequência/Tempo, Fase/ângulo elétrico, Potência DC, Potência ativa AC, Capacidade, Indutância, Distorção Harmónica) RF e Microondas (Potência RF, Modulação AM, Modulação FM).

 > CONDUTIVÍMETROS

 > PONTES DE IMPEDÂNCIA

 > ANALISADORES DE ENERGIA

 > POSTOS DE ENSAIOS ELÉTRICOS

 > ANALISADORES DE COMUNICAÇÕES

 >  ANALISADORES DE ESPECTROS

 > CALIBRADORES DE TERMOPARES

 > FONTES DE ALIMENTAÇÃO

 >  PINÇAS AMPERIMÉTRICASS

 > MILIOHMIMETROS

 > CAIXAS DE RESISTÊNCIAS

 > OHMÍMETROS

> VOLTÍMETROS

> BAIXA FREQUÊNCIA

> OUTROS

 > MEDIDORES LCR

 > ANALISADORES DE POTÊNCIA / HARMÓNICOS

 > VERIFICADORES DE INSTALAÇÕES

 > CALIBRADORES MULTIFUNÇÕES

 >  GERADORES DE SINAL

 >  CALIBRADORES DE PROCESSO

 >  SIMULADORES DE TEMPERATURA

 >  OSCILOSCÓPIOS

 >  MULTÍMETROS

 > MEGAOHMÍMETROS

 >  TELURÍMETROS

 >  AMPERÍMETROS

> ALTA FREQUÊNCIA

> CORRENTE CONTÍNUA

CALIBRAÇÕES DE TEMPERATURA E HUMIDADE

No domínio da temperatura, o IEP está acreditado para calibrar termómetros de líquido em vidro e termómetros digitais (unidades eletrónicas de leitura, associadas a sensores do tipo termopar, Pt100,etc.).

São efetuados igualmente ensaios para caracterização dos perfis térmicos (estabilidade e gradiente) em diversos equipamentos, tais como estufas, banhos termorregulados, fornos, muflas, câmaras frigoríficas.

Muitos destes trabalhos podem ser efetuados nas instalações dos clientes (“in situ”), assegurando-se assim um tempo de imobilização mínimo dos equipamentos dos clientes, com as consequentes vantagens em termos de custos associados à paragem desses equipamentos.

 > MAPEAMENTO HIGROTÉRMICO

> HIGRÓMETROS

> CÂMARAS TERMOGRÁFICAS

> TERMÓMETROS DIGITAIS

> SENSORES DE TEMPERATURA (PT-100, TERMOPARES, OUTROS)

> CALIBRAÇÕES EM LABORATÓRIO E “IN SITU”

 > HIGRÓGRAFOS

> TERMO-HIGRÓMETROS E TERMO-HIGRÓGRAFOS

> REGISTADORES DE TEMPERATURA E DATA LOGGERS

> TERMÓMETROS DE VIDRO

> CALIBRADORES DE BLOCO SECO

> OUTROS

CALIBRAÇÕES OPTOELETRÓNICAS

No domínio da Optoeletrónica, o IEP procede à calibração de equipamentos tais como Medidores de Potência Ótica, OTDR, Analisadores de Espetros Óticos, Padrões e Artefactos Óticos, Lasers e outras Fontes Óticas, atenuadores óticos.

> LASERS (E OUTRAS FONTES ÓTICAS)

> MEDIDORES DE POTÊNCIA ÓTICA (OPM)

> OUTROS

 > ANALISADORES DE PMD

> REFLETÓMETROS ÓTICOS NO DOMÍNIO DO TEMPO (OTDR)

> ANALISADORES DE ESPETROS ÓTICOS (OSA)

CALIBRAÇÕES ELÉTRICAS E FREQUÊNCIA

Neste âmbito, o IEP está acreditado para realizar a calibração de equipamentos nas seguintes grandezas: Eletricidade e Tempo/Frequência (Tensão DC, Tensão AC, Resistência, Corrente DC, Corrente AC, Frequência/Tempo, Fase/ângulo elétrico, Potência DC, Potência ativa AC, Capacidade, Indutância, Distorção Harmónica).

RF e Microondas (Potência RF, Modulação AM, Modulação FM).

 > TAQUÍMETROS

> CRONÓMETROS

> GERADORES

> OUTROS

 > CONTADORES DE INTERVALO DE TEMPO

> ANALISADORES DE SINAL

> FREQUENCÍMETROS

Massa (Instrumentos de Pesagem, balanças)

 > BALANÇAS

No domínio da Pressão, o laboratório do IEP está acreditado para efetuar a calibração de instrumentos de medição tais como manómetros e sensores de pressão, tanto em pressão absoluta como em pressão relativa.

 > ESFIGNOMANÓMETROS

> MANÓMETROS

 > MANOVACUÓMETROS

Para além de efetuar a calibração de equipamentos, o IEP disponibiliza também outros serviços complementares, tais como a gestão de planos de calibração (planeamento das calibrações do parque de equipamentos da empresa, serviço de “recall” para alertar a aproximação das datas de calibração, etc.).

Atividades

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA E EDIFÍCIOS

+

SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA

+

INSPEÇÕES REMOTAS COM DRONE

+

“DUE DILIGENCE” EM GRANDES INFRAESTRUTURAS

+

A energia e o modo como é usada deve ser encarada como uma componente dos custos da empresa que pode ser reduzida! O IEP dispõe de um quadro técnico com experiência e competência, capaz de, em conjunto com a sua organização, estabelecer metas de redução de consumos, aumentando assim a sua eficiência energética.

 > AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS SCE (SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS)

 > ELABORAÇÃO DE PLANOS DE RACIONALIZAÇÃO DE ENERGIA

 > AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM INDÚSTRIA SGCIE (SISTEMA DE GESTÃO DE CONSUMOS INTENSIVOS DE ENERGIA)

 > AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA FROTA, NO ÂMBITO DO RGCEST (REGULAMENTO DA GESTÃO DO CONSUMO DE ENERGIA PARA O SETOR DOS TRANSPORTES)

 > AVALIAÇÃO DE CONSUMOS DE ENERGIA E DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFÍCIOS

 > EMISSÃO DE CERTIFICADOS ENERGÉTICOS

 > AUDITORIAS ENERGÉTICAS NO ÂMBITO DO DL 68-A/2015

 > ACOMPANHAMENTO E EVOLUÇÃO DE INDICADORES DE CONSUMO DE ENERGIA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE EXECUÇÃO E PROGRESSO (REP)

Com um olhar atento nas energias renováveis e na descarbonização da economia, o IEP dispõe de técnicos e de equipamentos capazes de inspecionar ao detalhe os seus sistemas de produção de energia, de modo a garantir uma maior performance energética e um maior rendimento do seu investimento. As valências dos nossos colaboradores permitem um acompanhamento especializado desde a fase de projeto, fase de obra e a fase de operação e manutenção.

 > ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE OBRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

 > AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMPRESAS INSTALADORAS DE SISTEMA DE PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

 > INSPEÇÕES VISUAIS E TERMOGRÁFICAS A PARQUES FOTOVOLTAICOS

 > AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE DE PARQUES FOTOVOLTAICOS

 > CONTROLO DA QUALIDADE DOS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS À ENTRADA DO PARQUE, RECORRENDO A UM LABORATÓRIO MÓVEL (IR AND EL IMAGE)

 > AVALIAÇÃO DE PARQUES EÓLICOS: ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS (VISUAL, ULTRASSONS, TERMOGRAFIA E OUTROS QUANDO APLICÁVEL)

 > AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE EXECUÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

 > INSPEÇÕES REMOTAS COM RECURSO A UAV (VEÍCULO AÉREO NÃO – TRIPULADO – DRONE ) PARA ANÁLISE TERMOGRÁFICAS DE PAINÉIS

 > INSPEÇÃO A MÓDULOS FOTOVOLTAICOS ATRAVÉS DE ELETROLUMINESCÊNCIA E CURVAS I-V

 > ENSAIOS FINAIS (APOIO À FISCALIZAÇÃO) PARA O PROMOTOR RECECIONAR A OBRA JUNTO DA EQUIPA INSTALADORA. AUTO DE RECEÇÃO PROVISÓRIO

 > AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SISTEMAS PRODUTORES DE ENERGIA TÉRMICA, E RESPETIVA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DOS PLANOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA

 > AVALIAÇÃO DE PARQUES EÓLICOS: INSPEÇÃO VISUAL E TERMOGRÁFICA COM RECURSO A UAV

O IEP disponibiliza um serviço de inspeção remota através de um UAV (Unmanned Aerial Vehicle). Oferece-se um serviço de inspeção visual e termográfica, com identificação por georreferenciação, com registo fotográfico e/ou vídeo e posterior análise de eventuais anomalias encontradas. Este serviço, apresenta-se como uma enorme vantagem uma vez que poderá realizar inspeções a locais de difícil acesso, ou locais com de grande dimensão.

Inspeção termográfica em parques fotovoltaicos
Inspeção visual em aerogeradores

O IEP é detentor de larga experiência técnica, normativa e regulamentar no setor eletrotécnico, telecomunicações e infraestrutura. Propomos disponibilizar ao mercado a nossa experiência na avaliação de ativos de produção de energias renováveis (fotovoltaicos e eólicos), tanto para infraestruturas novas (avaliação do projeto, seguimento da construção, aceitação final e validação das estimativas de produção anual) como para infraestruturas já existente mas em processo de venda (conformidade normativa e regulamentar, estado de conservação e manutenção, análise de desempenho, etc.).

PRECISA DE AJUDA?

Se precisa de mais informações sobre os nossos serviços, entre em contacto connosco e coloque as suas dúvidas.

    NEWSLETTER

    Subscreva a e-news iep


    Scroll to Top