AERO-ESPACIAL NAVAL E DEFESA
A indústria aeroespacial, assim como a indústria naval e as indústrias ligadas à defesa, exigem elevados padrões de segurança e de qualidade. O IEP oferece serviços de qualidade insuperável, tanto em inspeções técnicas como em ensaios de equipamentos ou na avaliação de infraestruturas.
Contando com um quadro técnico altamente qualificado e com diversas valências, o IEP está apto a prestar os serviços de que este exigente setor, selecionado as técnicas e as normas mais adequadas a cada situação.
Com uma experiência de muitos anos, que abarca desde as avaliações técnicas em navios até aos ensaios de simulação dos ambientes em que os satélites operam no espaço, o IEP possui um know-how que lhe permite dar resposta às necessidades deste tipo de indústria.
SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS
Consultoria e Auditoria
Ensaios Laboratoriais
Calibração
Energia e Infraestruturas
Ensaios Não Destrutivos (END)
Atividades
Atividades
QUALIDADE
+
AMBIENTE
+
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
+
RESPONSABILIDADE SOCIAL
+
ENERGIA
+
Somos uma equipa técnica que dispõe de informação atualizada com conhecimento e experiência sobre as mais recentes metodologias e boas práticas na prestação de serviços de consultoria e auditoria de sistemas de gestão da qualidade.
Enquanto parceiro de negócio das empresas, contribuímos para a melhoria contínua dos seus processos de gestão, permitindo-lhes alcançar elevados padrões de qualidade e competitividade nacional e internacional.
> CONSULTORIA EM SISTEMAS DE GESTÃO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
> AUDITORIAS DA QUALIDADE
> SISTEMAS DE GESTÃO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
> GESTÃO DO RISCO
> GESTÃO DA MANUTENÇÃO
> SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE
> GESTÃO E ENGENHARIA DA QUALIDADE
> IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS DE TRABALHO
> METODOLOGIA 5’S
> GESTÃO INTEGRADA DE SISTEMAS: QASRS
> GESTÃO ORGANIZACIONAL
> SISTEMAS DE GESTÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS
> QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES
> DIAGNÓSTICOS INDUSTRIAIS E REORGANIZAÇÃO DE UNIDADES FABRIS
No contexto atual, as questões ambientais assumem uma importância cada vez maior. Tendo como horizonte a construção de um mundo sustentável, o IEP desenvolveu um conjunto de serviços que permitem responder não só aos requisitos legais, mas também proporcionar às empresas patamares mais elevados no respeito e na criação de um ambiente melhor.
Assim, o IEP disponibiliza serviços na área da consultoria ambiental (implementação de sistemas; licenciamento ambiental), economia circular, das caracterizações ambientais (ruído; emissões gasosas; efluentes), da caracterização de equipamentos e produtos (rótulo energético; ROHS), entre outros.
Para o desenvolvimento destes serviços o IEP dispõe de um conjunto de técnicos qualificados, bem como de um conjunto de equipamentos que lhe permitem responder de forma competente às necessidades dos clientes.
Muitos dos serviços oferecidos nesta área são prestados pelos vários laboratórios acreditados que integram este instituto.
> AUDITORIAS AMBIENTAIS
> INTEGRADA DE AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS/RESP. AMBIENTAL
> DIRETIVA ROHS – DL Nº 230/2004
> AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
> INTEGRADA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE LEGAL EM AMBIENTE
> APOIO AO LICENCIAMENTO INDUSTRIAL E AMBIENTAL
Ao longo das últimas décadas temos participado em grandes projetos de segurança realizados no setor empresarial e também em infraestruturas da rede pública.
Elaboramos planos de emergência e planos de segurança e saúde, procedemos à avaliação de riscos industriais, tecnológicos e profissionais, e recomendamos medidas de autoproteção.
Implementamos sistemas de higiene, segurança e saúde no trabalho e realizamos auditorias internas.
Somos responsáveis também pela organização dos serviços externos de SST de empresas dos mais diversos setores de atividade a nível nacional.
> AUDITORIAS DE SEGURANÇA
> INTEGRADA DE AVALIAÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS
> INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO
> SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS
> ELABORAÇÃO DE PLANOS DE SEGURANÇA E SAÚDE (PSS)
> SISTEMAS DE GESTÃO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
> COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA EM OBRA
> INTEGRADA DE AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE COM A DIRETIVA MÁQUINAS
> INSPEÇÃO VISUAL A EQUIPAMENTOS DE TRABALHO (DL 50/2005)
> HIGIENE INDUSTRIAL
> ELABORAÇÃO DE PLANOS DE EMERGÊNCIA
Nas últimas décadas, assumimos a responsabilidade social como nuclear na estratégia da nossa organização, e estamos empenhados na sua disseminação junto dos nossos parceiros de negócio, contribuindo para promover comportamentos éticos e transparentes.
Alcançar o desenvolvimento sustentável de qualquer organização é uma procura constante em satisfazer as necessidades do presente, mas sem nunca comprometer a capacidade das gerações futuras em satisfazerem as suas próprias necessidades.
Assim, apoiamos as organizações no desenvolvimento e concepção de planos de responsabilidade social e corporativa alinhados e em sintonia com o negócio empresarial, que resultem na maximização do impacto económico e social, nas organizações.
> RESPONSABILIDADE SOCIAL
> SISTEMAS DE GESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Uma utilização racional da energia nas atividades humanas reveste-se, cada vez mais, duma relevância extrema, pois esses recursos são finitos, extremamente escassos e com uma distribuição global pouco equitativa. Assim sendo, é muito importante a disponibilização de ferramentas de apoio à decisão que permitam aos mais diversos setores da economia gerir eficazmente os recursos energéticos que aplicam nas suas atividades.
> SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
> AUDITORIAS ENERGÉTICAS
> DIAGNÓSTICO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS E INSTALAÇÕES
> CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA
> GESTÃO DA ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Atividades
PRODUTOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS
+
COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA
+
CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS
+
ACÚSTICA E VIBRAÇÕES
+
CONSTRUÇÃO
+
RADIAÇÃO E RADIOQUÍMICA
+
EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES PARA CONTROLO CLIMÁTICO
+
O intercâmbio cada vez maior de produtos à escala global que caracteriza os mercados dos nossos dias conduziu à necessidade de promover a confiança entre todas as partes envolvidas — fabricantes, consumidores e organismos oficiais – de uma forma tecnicamente credível mas que ao mesmo tempo fosse compatível com o reduzido “time to market” que caracteriza a maioria dos produtos atuais. Isso levou à crescente adoção das normas técnicas na regulamentação da União Europeia e nas legislações nacionais dos seus Estados-Membros, que assim convergiram naquilo que são os requisitos essenciais dos produtos. É neste contexto que surge a exigência de avaliar a conformidade dos produtos elétricos e eletrónicos, com vista à aposição da Marcação CE exigida no mercado europeu, que abrange requisitos de segurança (Diretiva da Baixa Tensão), compatibilidade eletromagnética (Diretiva EMC) e eficiência energética (Diretivas EcoDesign e Etiquetagem Energética), entre outros.
Os Laboratórios do IEP disponibilizam aos fabricantes um vasto conjunto de ensaios de produtos elétricos e eletrónicos, tendo por base normas europeias harmonizadas e normas internacionais, para a avaliação da conformidade de tais produtos.
Esses laboratórios estão acreditados pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação. Graças aos acordos EA e ILAC de que Portugal é signatário, os ensaios efetuados pelo IEP são oficialmente reconhecidos em todo o mundo.
Os Laboratórios do IEP estão também reconhecidos a nível europeu pela ETICS – European Testing, Inspection and Certification System (acordos ENEC, KEYMARK e CCA) e a nível internacional pela IECEE – International Electrotechnical Commission System of Conformity Assessment Schemes for Electrotechnical Equipment and Components (acordos CB). Graças a tais acordos, os fabricantes que recorrem ao IEP para a certificação dos seus produtos elétricos e eletrónicos têm acesso direto às marcas de certificação de muitos outros países.
Consulte aqui a nossa lista de ensaios sob acreditação flexível intermédia.
> ENSAIOS CLIMÁTICOS, MECÂNICOS, VIBRAÇÕES
A Compatibilidade Eletromagnética (EMC) traduz a capacidade dos equipamentos elétricos e eletrónicos para funcionarem adequadamente e da forma prevista no ambiente eletromagnético a que se destinam, sem produzirem perturbações eletromagnéticas que provoquem interferências nos outros equipamentos que lhes estão próximos.
Na Europa, todos os dispositivos eletrónicos, quer sejam alimentados pela rede elétrica ou por baterias, devem estar em conformidade com a Diretiva 2014/30/UE ‑ Diretiva da Compatibilidade Eletromagnética (EMC) ‑ exceto se possuírem alguma forma de comunicação intencional por radiofrequência, caso em que os aspetos de compatibilidade eletromagnética ficam sob a alçada da Diretiva 2014/53/UE ‑ Diretiva dos Equipamento de Rádio (RED). Estas Diretivas (EMC e RED) visam assegurar que os equipamentos elétricos e eletrónicos possuem níveis de imunidade adequados, ao mesmo tempo que não produzem níveis de perturbações demasiado elevados.
Os laboratórios do IEP têm uma experiência de mais de três décadas na avaliação dos fenómenos EMC em equipamentos elétricos e eletrónicos, apoiando os fabricantes em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento dos produtos, desde a sua concepção até à certificação da sua conformidade com as normas e as diretivas aplicáveis.
> IMUNIDADE
> EMISSÃO
A exposição humana aos campos electromagnéticos é cada vez mais uma preocupação, tanto para as autoridades de saúde como para a população em geral.
A regulamentação em vigor relativa à protecção das pessoas contra os riscos para a segurança e para a saúde a que possam estar sujeitas devido à exposição aos campos electromagnéticos, com particular realce para o âmbito laboral, requer que sejam feitas avaliações deste agente físico.
O laboratório do IEP possui vasta experiência neste tipo de avaliações e encontra-se acreditado pelo IPAC para efectuar ensaios no âmbito da Portaria 1421/2004 e da Directiva 2013/35/UE (transposta em Portugal pela Lei 64/2017)
> AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO HUMANA A CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS
Ambiental (Avaliação do cumprimento do Regulamento Geral do Ruído – Decreto-Lei 9/2007 – para atividades ruidosas permanentes e temporárias, Ensaios de avaliação de incomodidade e de critério de exposição máxima, Elaboração de recolhas de dados acústicos no âmbito da avaliação prévia).
Gestão e controlo do ruído ambiente (Elaboração de mapas de ruído, Elaboração de planos de redução de ruído, Elaboração de planos de pormenor no âmbito de avaliação de impactos ambientais no parâmetro ambiente sonoro, Conceção e design de redes de monitorização de ruído à medida do cliente, Consultoria ambiental no âmbito do ambiente sonoro).
Construção (Avaliação da conformidade das construções e elementos de construção no âmbito do Decreto-Lei 96/2008, Ensaios de isolamento sonoro a sons aéreos e de percussão, Ensaios de isolamento de fachadas, Ensaios de tempos de reverberação, Ensaios de equipamentos coletivos de edifícios), Conceção dos produtos (Avaliação da potência sonora de produtos).
Laboral (Avaliação da exposição humana a ruído e vibrações no posto de trabalho – Decreto-lei 182/2006 e Decreto-lei 42/2006, Elaboração de mapas de ruído no interior das instalações industriais, Elaboração de planos de controlo de ruído e vibrações no posto de trabalho).
> RUÍDO AMBIENTE – CRITÉRIO DE INCOMODIDADE
> RUÍDO AMBIENTE – NÍVEL SONORO CONTÍNUO EQUIVALENTE
> EXPOSIÇÃO DE TRABALHADORES ÀS VIBRAÇÕES
> ELABORAÇÃO DE MAPAS DE RUÍDO, PLANOS DE REDUÇÃO DE RUÍDO E ESTUDOS DE PORMENOR
> RUÍDO AMBIENTE – CRITÉRIO DE EXPOSIÇÃO MÁXIMA
> RUÍDO E VIBRAÇÕES EM MEIOS DE TRANSPORTE (NAVIOS, COMBOIOS, OUTROS)
> ELABORAÇÃO DE PLANOS DE CONTROLO DE RUÍDO
> EXPOSIÇÃO DOS TRABALHADORES AO RUÍDO NO POSTO DE TRABALHO
SEGURANÇA
Diretiva da baixa tensão, aptidão ao uso, consumo energético, funcionamento, climáticos e robustez mecânica, fogo, nevoeiro salino, graus de proteção – IP e IK.
> NEVOEIRO SALINO
RADIAÇÕES ÓTICAS
Avaliação da exposição humana a radiações óticas artificiais (não coerentes) no posto de trabalho.
> FONTES DE RADIAÇÃO ÓTICA ARTIFICIAL – EXPOSIÇÃO A RADIAÇÕES ÓTICAS NÃO-COERENTES
CALIBRAÇÕES DE TEMPERATURA E HUMIDADE
São efetuados ensaios para caraterização dos perfis térmicos (estabilidade e gradiente) em diversos equipamentos, tais como estufas, banhos termorregulados, fornos, muflas, câmaras frigoríficas.
Muitos destes trabalhos podem ser efetuados nas instalações dos clientes (“in situ”), assegurando-se assim um tempo de imobilização mínimo dos equipamentos dos clientes, com as consequentes vantagens em termos de custos associados à paragem desses equipamentos.
> ESTUDO DA UNIFORMIDADE E ESTABILIDADE EM TEMPERATURA – ESTUFAS
> ESTUDO DA UNIFORMIDADE E ESTABILIDADE EM TEMPERATURA – CÂMARAS CLIMÁTICAS
> ESTUDO DA UNIFORMIDADE E ESTABILIDADE EM TEMPERATURA – MUFLAS
> ESTUDO DA UNIFORMIDADE E ESTABILIDADE EM TEMPERATURA – BANHOS
> ESTUDO DA UNIFORMIDADE E ESTABILIDADE EM TEMPERATURA – FORNOS
> ESTUDO DA UNIFORMIDADE E ESTABILIDADE EM TEMPERATURA – ESTUFAS
Atividades
ELETRICIDADE
+
TEMPERATURA E HUMIDADE
+
TEMPO E FREQUÊNCIA
+
MASSA E INSTRUMENTOS DE PESAGEM
+
PRESSÃO
+
GESTÃO DE PLANOS DE CALIBRAÇÃO
+
CALIBRAÇÕES ELÉTRICAS E FREQUÊNCIA
Neste âmbito, o IEP está acreditado para realizar a calibração de equipamentos nas seguintes grandezas:
Eletricidade e Tempo/Frequência (Tensão DC, Tensão AC, Resistência, Corrente DC, Corrente AC, Frequência/Tempo, Fase/ângulo elétrico, Potência DC, Potência ativa AC, Capacidade, Indutância, Distorção Harmónica) RF e Microondas (Potência RF, Modulação AM, Modulação FM).
> CONDUTIVÍMETROS
> PONTES DE IMPEDÂNCIA
> ANALISADORES DE ENERGIA
> >POSTOS DE ENSAIOS ELÉTRICOS
> ANALISADORES DE COMUNICAÇÕES
> ANALISADORES DE ESPECTROS
> CALIBRADORES DE TERMOPARES
> FONTES DE ALIMENTAÇÃO
> PINÇAS AMPERIMÉTRICASS
> MILIOHMIMETROS
> CAIXAS DE RESISTÊNCIAS
> OHMÍMETROS
> VOLTÍMETROS
> BAIXA FREQUÊNCIA
> OUTROS
> MEDIDORES LCR
> ANALISADORES DE POTÊNCIA / HARMÓNICOS
> VERIFICADORES DE INSTALAÇÕES
> CALIBRADORES MULTIFUNÇÕES
> GERADORES DE SINAL
> CALIBRADORES DE PROCESSO
> SIMULADORES DE TEMPERATURA
> OSCILOSCÓPIOS
> MULTÍMETROS
> MEGAOHMÍMETROS
> TELURÍMETROS
> AMPERÍMETROS
> ALTA FREQUÊNCIA
> CORRENTE CONTÍNUA
CALIBRAÇÕES DE TEMPERATURA E HUMIDADE
No domínio da temperatura, o IEP está acreditado para calibrar termómetros de líquido em vidro e termómetros digitais (unidades eletrónicas de leitura, associadas a sensores do tipo termopar, Pt100,etc.).
São efetuados igualmente ensaios para caracterização dos perfis térmicos (estabilidade e gradiente) em diversos equipamentos, tais como estufas, banhos termorregulados, fornos, muflas, câmaras frigoríficas.
Muitos destes trabalhos podem ser efetuados nas instalações dos clientes (“in situ”), assegurando-se assim um tempo de imobilização mínimo dos equipamentos dos clientes, com as consequentes vantagens em termos de custos associados à paragem desses equipamentos.
> MAPEAMENTO HIGROTÉRMICO
> HIGRÓMETROS
> >CÂMARAS TERMOGRÁFICAS
> TERMÓMETROS DIGITAIS
> SENSORES DE TEMPERATURA (PT-100, TERMOPARES, OUTROS)
> CALIBRAÇÕES EM LABORATÓRIO E “IN SITU”
> HIGRÓGRAFOS
> TERMO-HIGRÓMETROS E TERMO-HIGRÓGRAFOS
> REGISTADORES DE TEMPERATURA E DATA LOGGERS
> TERMÓMETROS DE VIDRO
> CALIBRADORES DE BLOCO SECO
> OUTROS
CALIBRAÇÕES ELÉTRICAS E FREQUÊNCIA
Neste âmbito, o IEP está acreditado para realizar a calibração de equipamentos nas seguintes grandezas: Eletricidade e Tempo/Frequência (Tensão DC, Tensão AC, Resistência, Corrente DC, Corrente AC, Frequência/Tempo, Fase/ângulo elétrico, Potência DC, Potência ativa AC, Capacidade, Indutância, Distorção Harmónica).
RF e Microondas (Potência RF, Modulação AM, Modulação FM).
> TAQUÍMETROS
> CRONÓMETROS
> GERADORES
> OUTROS
> CONTADORES DE INTERVALO DE TEMPO
> ANALISADORES DE SINAL
> FREQUENCÍMETROS
Massa (Instrumentos de Pesagem, balanças)
> BALANÇAS
No domínio da Pressão, o laboratório do IEP está acreditado para efetuar a calibração de instrumentos de medição tais como manómetros e sensores de pressão, tanto em pressão absoluta como em pressão relativa.
> MANÓMETROS
> MANOVACUÓMETROS
Para além de efetuar a calibração de equipamentos, o IEP disponibiliza também outros serviços complementares, tais como a gestão de planos de calibração (planeamento das calibrações do parque de equipamentos da empresa, serviço de “recall” para alertar a aproximação das datas de calibração, etc.).
Atividades
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA E EDIFÍCIOS
+
“DUE DILIGENCE” EM GRANDES INFRAESTRUTURAS
+
A energia e o modo como é usada deve ser encarada como uma componente dos custos da empresa que pode ser reduzida! O IEP dispõe de um quadro técnico com experiência e competência, capaz de, em conjunto com a sua organização, estabelecer metas de redução de consumos, aumentando assim a sua eficiência energética.
> AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS SCE (SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS)
> ELABORAÇÃO DE PLANOS DE RACIONALIZAÇÃO DE ENERGIA
> AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM INDÚSTRIA SGCIE (SISTEMA DE GESTÃO DE CONSUMOS INTENSIVOS DE ENERGIA)
> AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA FROTA, NO ÂMBITO DO RGCEST (REGULAMENTO DA GESTÃO DO CONSUMO DE ENERGIA PARA O SETOR DOS TRANSPORTES)
> AVALIAÇÃO DE CONSUMOS DE ENERGIA E DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFÍCIOS
> EMISSÃO DE CERTIFICADOS ENERGÉTICOS
> AUDITORIAS ENERGÉTICAS NO ÂMBITO DO DL 68-A/2015
> ACOMPANHAMENTO E EVOLUÇÃO DE INDICADORES DE CONSUMO DE ENERGIA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE EXECUÇÃO E PROGRESSO (REP)
O IEP é detentor de larga experiência técnica, normativa e regulamentar no setor eletrotécnico, telecomunicações e infraestrutura. Propomos disponibilizar ao mercado a nossa experiência na avaliação de ativos de produção de energias renováveis (fotovoltaicos e eólicos), tanto para infraestruturas novas (avaliação do projeto, seguimento da construção, aceitação final e validação das estimativas de produção anual) como para infraestruturas já existente mas em processo de venda (conformidade normativa e regulamentar, estado de conservação e manutenção, análise de desempenho, etc.).
Atividades
LÍQUIDOS PENETRANTES
+
PARTÍCULAS MAGNÉTICAS
+
RADIOGRAFIA
+
RADIOGRAFIA DIGITAL
+
UT (ULTRASSONS)
+
UT (ULTRASSONS) – MEDIÇÃO DE ESPESSURAS
+
INSPEÇÃO VISUAL
+
CORRENTES INDUZIDAS (EDDY CURRENTS, OU CORRENTES DE FOUCAULT)
+
PHASED ARRAY (PAUT)
+
RPA (REFLETOMETRIA DE PULSO ACÚSTICO)
+
LEAK TEST (CONTROLO DE ESTANQUIDADE)
+
Ensaio que permite a deteção de descontinuidades superficiais em materiais não porosos.
Utilizando sistemas visíveis ou fluorescentes removíveis por água ou solvente, realizamos ensaios de acordo com as normas europeias, internacionais e procedimentos específicos dos clientes nas diferentes áreas de fabricação metálica – soldadura, fundição e forjados entre outros.
> SOLDADURAS EM MATÉRIAS METÁLICOS
> MATERIAIS METÁLICOS
> PEÇAS EM MATERIAL METÁLICO FORJADO
Ensaio que permite a deteção de descontinuidades superficiais em materiais ferromagnéticos. Com recurso às diferentes técnicas de magnetização – Yoke, Íman permanente, Bobine e Corrente direta – e de acordo com as normas reconhecidas, realizamos os ensaios tanto nas nossas instalações como nas instalações do cliente.
> MATERIAIS METÁLICOS FERROMAGNÉTICOS
> SOLDADURAS EM MATERIAIS METÁLICOS FERROMAGNÉTICOS
> PEÇAS DE MATERIAL METÁLICO FERROMAGNÉTICO FORJADO
RADIOGRAFIA INDUSTRIAL
Fornecemos uma grande variedade de serviços radiográficos para as mais diversas aplicações e industrias.
Radiação Gama (fonte de Irídio e fonte de Selênio) e equipamentos de Rx (até 300 kV) são utilizados para soldadura (tubagem ou equipamentos sob pressão), fundidos ou forjados.
> SOLDADURAS EM MATERIAIS METÁLICOS
> MATERIAIS METÁLICOS
> PEÇAS EM MATERIAL METÁLICO FUNDIDO
Radiografia digital é uma forma de aquisição de imagem por Raios-X, onde sensores digitais são utilizados em lugar da tradicional película radiográfica. Algumas das suas vantagens principais incluem:
– Exposições reduzidas;
– Perímetro de segurança menor;
– Eliminação do uso de películas e químicos associados com a revelação.
> SOLDADURAS EM MATERIAIS METÁLICOS
> MATERIAIS METÁLICOS
Os serviços de ensaio por ultrassons vão desde simples medições de espessuras a inspeções de larga escala a soldaduras ou componentes vazados e forjados. Algumas indústrias onde estes ensaios são aplicáveis e nas quais os nossos técnicos possuem experiência: Automóvel, Ferroviária, Naval, Aeroespacial, Nuclear, Óleo e Gás, Petroquímica, Termoelétrica.
> SOLDADURAS EM MATERIAIS METÁLICOS
> PEÇAS EM MATERIAL METÁLICO FORJADO
> LAMINADOS/CHAPAS DE AÇO
> PEÇAS EM MATERIAL METÁLICO FUNDIDO
> MATERIAIS METÁLICOS
Os serviços de ensaio por ultrassons vão desde simples medições de espessuras a inspeções de larga escala a soldaduras ou componentes vazados e forjados. Algumas indústrias onde estes ensaios são aplicáveis e nas quais os nossos técnicos possuem experiência: Automóvel, Ferroviária, Naval, Aeroespacial, Nuclear, Óleo e Gás, Petroquímica, Termoelétrica.
> MATERIAIS NÃO METÁLICOS
> MATERIAIS METÁLICOS
A inspeção visual é o método predominante de examinação não destrutiva para garantir que o processo de soldadura é realizado corretamente e concordante com as normas aplicáveis. Procuramos sempre introduzir inovações no mercado END e dispomos de um sistema portátil de medição tridimensional a laser para a inspeção visual a soldaduras, simplificando o processo da inspeção e garantindo as boas práticas do ensaio.
As correntes induzidas são uma técnica de inspeção em material condutivo para a deteção de fissuras superficiais, pitting, perda de espessura e outras descontinuidades. Algumas das suas vantagens principais incluem:
– Capacidade de inspecionar locais de difícil acesso;
– Vasta gama de aplicações como inspeção a feixes tubulares de permutadores de calor para as indústrias de energia fóssil e petroquímica.
A técnica de Phased Array é uma técnica avançada de inspeção por ultrassons que permite a visualização de defeitos internos. A Phased Array produz imagens precisas e fiáveis de forma rápida e eficiente. É uma técnica vista como uma alternativa viável à radiografia.
RPA, ou Refletometria de Pulso Acústico é uma tecnologia baseada na emissão de um pulso acústico e receção da onda acústica refletida. O RPA é utilizado para a deteção precisa de bloqueios (parcial ou total), corrosão, erosão, perfurações e pitings.
O controlo de estanquidade pode ser feito recorrendo a diferentes técnicas. A norma europeia EN 1779:1999 define 17 técnicas, que podem ser agrupadas em cinco categorias. Dependendo da técnica escolhida, a sensibilidade do ensaio pode variar. A norma supracitada define igualmente os limites normalmente obtidos no decurso de ensaios industriais.
PRECISA DE AJUDA?
Se precisa de mais informações sobre os nossos serviços, entre em contacto connosco e coloque as suas dúvidas.