O Instituto Electrotécnico Português (IEP) estabeleceu uma colaboração estratégica com a Associação Portuguesa de Empresas do Sector Fotovoltaico (APESF) com o propósito de oferecer um suporte abrangente aos seus membros, visando aprimorar e otimizar a gestão das suas infraestruturas fotovoltaicas.
Reconhecendo a importância de garantir a eficiência e segurança dessas instalações, o IEP compromete-se a proporcionar soluções especializadas por meio da implementação de métodos avançados de Auditoria, Inspeção e Ensaio Não Destrutivos. Este enfoque inovador visa validar, de forma ágil e segura, as condições de desempenho e integridade de equipamentos, sistemas e infraestruturas fotovoltaicas, destacando-se como um recurso valioso para os associados da APESF na procura pela excelência operacional e sustentabilidade.
A APESF é uma associação sem fins lucrativos que se dedica a promover o desenvolvimento e a dinamização do mercado da energia fotovoltaica em Portugal, de forma a acompanhar o desenvolvimento que caracteriza o sector.
[Atualização]
A APESF foi fundada em 2008 com a missão de promover exclusivamente o desenvolvimento e a dinamização do mercado da energia fotovoltaica em Portugal, que iniciava o seu crescimento com a introdução da microprodução de eletricidade estabelecida pelo Decreto-Lei n.º 363/2007, de 2 de novembro, dedicada principalmente ao consumo próprio, que vinha estabelecer um novo paradigma de funcionamento do sistema elétrico com geração local através de unidades ligadas a pontos de consumo. Foi também expandindo com a evolução regulamentar e crescendo com o mercado da produção descentralizada. A APESF (Associação Portuguesa de Empresas do Sector Fotovoltaico) fundiu-se com a APREN (Associação Portuguesa de Energias Renováveis). Consulte a notícia na íntegra.