O Programa E-LAR trata-se de um apoio governamental que permite substituir fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos elétricos de classe A ou superior. As candidaturas voltam a abrir a 2 de dezembro de 2025.
Enquadramento
O Programa E-LAR (AAC N.º 10/C13-i01/2025) enquadra-se nas medidas excecionais adotadas pela União Europeia (UE) para a recuperação socioeconómica pós-COVID-19, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal. Faz parte da Componente C13 – Edifícios Residenciais e do investimento TC-C13-i01 – Eficiência Energética em Edifícios Residenciais.
Sobre o apoio E-Lar
O apoio é a 100%, podendo atingir até 1.683€ por família, e pode incluir transporte e instalação. Os beneficiários não precisam de adiantar dinheiro, já que o apoio é atribuído através de vales digitais.
Consulte mais informações no website do Fundo Ambiental.
Segurança das instalações de gás
Com este incentivo, muitas famílias vão substituir os seus equipamentos a gás em elétricos. Mas é precisamente neste momento de mudança que surgem riscos que não devem ser ignorados.
Quando o tamponamento da ligação da tubagem de gás é mal-executado ou nem é efetuado, as antigas instalações de gás podem tornar-se uma ameaça, nomeadamente devido a fugas. Estas situações podem colocar em perigo não só os moradores, mas também vizinhos e bens patrimoniais.
Uma instalação aparentemente “desativada” pode continuar a ter gás em tubagens ou ligações, constituindo um risco de explosão.
Ao substituir a placa à gás por outra, e de acordo com o art.º 23.º o Decreto-lei n.º 97/2017 de 10 de agosto, deve efetuar nova inspeção de gás a instalação, garantindo desta forma a estanquidade da instalação e segurança de todos.
Ao efetuarem os trabalhos, garanta que os mesmo são realizados por técnicos qualificados. Exija a emissão de termo de responsabilidade para sua segurança!

Nesta imagem, a ligação está por tamponar. A válvula de corte da placa estava fechada e estanque. Caso contrário estraria a libertar gás para trás do forno. O cliente só descobriu que não estava tamponado quando foi efetuado a inspeção periódica.
O IEP, enquanto Entidade Inspetora de Gás (EIG), reconhecida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e acreditada pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), alerta: após a conversão, é fundamental realizar inspeções extraordinárias às instalações de gás.
Estas inspeções enquadram-se no regime legal definido pelo Decreto-Lei n.º 97/2017, de 10 de agosto, que regula as condições de segurança das instalações de gás em Portugal.
Com uma verificação profissional e independente, garante que a sua casa está protegida contra riscos invisíveis que podem ter consequências graves. Consulte-nos para mais informações: info@iep.pt
O Programa E-LAR é uma excelente oportunidade para modernizar a sua casa, reduzir consumos energéticos e contribuir para um futuro mais sustentável. Mas lembre-se, a segurança vem sempre em primeiro lugar. Ao proceder à conversão de equipamentos a gás para elétricos, não descure o estado das suas instalações. Para mais informações ou para agendar uma inspeção, consulte o IEP e assegure a tranquilidade da sua família: info@iep.pt

