Soldadura – Serviço Integrado Grupo IEP

O Grupo IEP reorganizou os seus serviços e está agora em condiçõres de oferecer um serviço integrado que inclui as seguintes valências:

  •  Validação do equipamento de soldadura

A norma EN ISO 3834-2 ( Requisitos de qualidade na construção soldada – Requisito EN 1090-2 para a EXC-3 e 4 ) indica que o fabricante é responsável pela adequada calibração ou validação dos equipamentos de medição, inspeção e ensaio.
A parte 5 da EN 3834 remete para a norma EN 17662 a necessidade de validação dos equipamentos de medida, utilizados para controlar os parâmetros de soldadura dos equipamentos, indicando que esta validação deve ser efetuada de acordo com a norma EN 50504.
Assim, na atividade de soldadura, para além da qualificação do soldador e da homologação do procedimento de soldadura, há também que garantir o correto funcionamento do equipamento de soldadura utilizado para a execução dos trabalhos.
No Grupo IEP realizamos a validação de equipamentos de soldadura para que possa garantir totalmente aos seus clientes a correta execução das atividades de soldadura.

  • Segurança Elétrica

No âmbito da norma IEC 60974-4, as máquinas de soldar devem ser sujeitas a inspeções periódicas, na ótica da segurança eléctrica, que garantam aos seus operadores uma utilização segura do equipamento.

No Grupo IEP realizamos a inspeção da segurança dos equipamentos de soldadura para garantir totalmente aos vossos colaboradores uma utilização em segurança do equipamento.

  • Exposição dos trabalhadores aos Campos Eletromagnéticos e a Radiações Óticas

A preocupação com a saúde dos seus funcionários é cada vez mais uma constante nas empresas. Na vertente a avaliação da exposição humana às radiações não ionizantes, as publicações da Lei nº 64/2017 (Diretiva 2013/35/EU) para os campos eletromagnéticos e da Lei nº 25/2010 (Diretiva 2006/25/CE) para a exposição às fontes de radiação ótica refletem isso mesmo e passa a ser uma obrigação legal a avaliação dos efeitos na saúde, da presença de pessoas em zonas onde existam campos electromagnéticos intensos e fontes de radiação ótica artificial.

Tendo em consideração que os processos industriais da indústria metalúrgica / metalomecânica se encontram, em regra, abrangidos por esta obrigação legal, cabe-nos informar que, caso venham a considerar a realização de uma avaliação de conformidade na vossa empresa, o Grupo IEP disponibiliza essas  competências, sendo entidade com acreditação do IPAC para o efeito.

 

 

Scroll to Top