Pedido de inspeção elétrica

Pedido de inspeção elétrica

Neste artigo, mostramos a forma mais fácil e prática de proceder ao seu Pedido de inspeção elétrica online!

 

Sobre o IEP

Na área regulamentar, em concreto no âmbito do regime da certificação das instalações elétricas de serviço particular, publicado pelo Decreto-Lei nº 96/2017 de 10 de agosto com as devidas alterações previstas na Lei n.º 61/2018 de 21 de agosto, e enquanto EIIEL – Entidade Inspetora de Instalações Elétricas, o IEP efetua:
– Inspeções para entrada em exploração de instalações elétricas do Tipo A (até 100 kVA), de instalações elétricas do Tipo C, alimentadas diretamente pela Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) em baixa tensão e, ainda, as inspeções aos PCVE – Pontos de carregamento de veículos elétricos e às UPAC – Unidades de produção de autoconsumo (centro electroprodutores) quando alimentadas diretamente pela RESP ou mesmo se alimentados por Instalações de consumo do Tipo B.

 

inspecoeseletricas.pt

O IEP concebeu um website específico para as Inspeções Elétricas onde poderá efetuar a submissão dos seus pedidos de inspeção elétrica de forma simples e eficaz, com pagamentos automáticos.

Tem dúvidas no pedido de inspeção elétrica?
Veja o nosso vídeo com um tutorial de instruções para proceder ao pedido no website inspecoeseletricas.pt

 

 

1. Aceda ao website inspecoeseletricas.pt
2. Proceda ao seu registo, preenchendo os dados solicitados
3. Após enviar os seus dados, o sistema gera automaticamente um email para o endereço indicado. Neste email, você deverá selecionar o link para concluir o registo. A plataforma o direcionará automaticamente para a definição da sua senha.
– Se concluiu este processo, Parabéns! Está inscrito na nossa plataforma inspecoeseletricas.pt

Para efetuar um novo pedido de inspeção elétrica, deverá selecionar o ícone “Novo Pedido”. Será solicitado o preenchimento de vários dados da instalação a inspecionar. Deverá ter obrigatoriamente o NIP e um CPE (Código do Ponto de Entrega) para cada fração, da instalação em causa.
Num mesmo pedido de inspeção, poderá adicionar várias frações da mesma instalação, desde que tenham o mesmo NIP.

O próximo passo será o preenchimento dos Dados de Faturação. Todos os dados indicados deverão ser válidos.

No terceiro e último passo do pedido, “Outras Informações”, terá de indicar se pretende realizar também a inspeção ITED/ITUR e se o seu pedido é ou não uma reinspeção.

Para finalizar o pedido deverá ainda inserir nos “Anexos”, os documentos respetivos:
– Anexo 3 – Termo de responsabilidade pela execução (apenas válido para instalações com potências até 41.4kVA); ou Anexo 2 – Declaração de conformidade de execução (obrigatório caso a instalação tenha potência superior a 41.4kVA).
– Ficha eletrotécnica com a potência a certificar, no caso de edifícios coletivos com várias frações, deverá apresentar uma ficha global.
– Anexo 1 – Termo de responsabilidade pelo projeto elétrico (conforme os casos aplicáveis); Projeto elétrico (se aplicável)
– Anexo 4 – Termo de responsabilidade pela exploração (se aplicável)

Todos os documentos deverão estar devidamente assinados e em formato PDF.

Antes de submeter o seu pedido, deverá selecionar a ação “Validar”, para verificação de erros no seu pedido.

Quando submeter o seu pedido, o sistema apresentará o valor a pagar e gerará referências multibanco, as quais também serão enviadas para o seu email.

Por último, deverá “Terminar Sessão”.

  

Scroll to Top