Apresentamos um novo Case Study IEP: Ambigroup Reciclagem SA – cliente IEP na área dos Equipamentos Sob Pressão.
Sobre a Ambigroup Reciclagem SA
O AMBIGROUP é constituído por diversas empresas. Presta serviços de gestão, tratamento, reciclagem e valorização de resíduos. É ainda líder no mercado das demolições e desmantelamentos em Portugal, área onde mantém também forte presença em Espanha.
A Ambigroup Reciclagem SA é a empresa do grupo dedicada a Reciclagem de Metais, resíduos elétricos e eletrónicos, plásticos, Veículos em fim de vida e embalagens metálicas. Na unidade de reciclagem operam com as melhores tecnologias disponíveis para tornar a Economia Circular uma realidade.
Enquadramento sobre o desafio
O Departamento de Equipamentos sob Pressão (DESP) do IEP encontra-se inserido na Área de Inspeção e Certificação do IEP.
O DESP devolve várias atividades que vão desde o licenciamento de ESP de acordo com o DL.131/2019, de 30 de agosto, onde atua como Organismo de Inspeção OI (I0008) até à certificação (marcação CE) de ESP, atuando como Organismo Notificado (NoBo 0876) de acordo com a Diretiva PED 2014/68/EU junto dos fabricantes de Equipamentos sob Pressão (ESP).
A Ambigroup – Reciclagem S.A. é um dos principais players do mercado no que toca à Reciclagem, possuindo instalações no Norte, Centro e Sul de Portugal.
Para alimentar os seus processos a Ambigroup tem instalados Sistemas de Ar Comprimido (SAC), Sistemas de Geração de Vapor (SGV), entre outros, possuindo assim um vasto parque de Equipamentos sob Pressão.
Estes equipamentos, que vão desde Reservatórios de Ar Comprimido (RAC), Geradores de Vapor (GV) até ESP sem Instrução Técnica Complementar (ITC), todos eles licenciáveis e sujeitos aos procedimentos previstos no DL. 131/2019.
O IEP durante o mês de maio realizou diversos atos inspetivos de acordo com o artigo 20º do DL.131/2019 neste cliente aos seguintes equipamentos sob pressão:
– Caldeiras de vaporização Rápida (Gerador de Vapor);
– Reservatórios de Ar Comprimido (RAC);
– Acumuladores de Gases Frigorigénicos (ESP sem ITC).
Foram realizados diferentes ensaios, visando comprovar a aptidão do ESP para o correto funcionamento, entre os quais a Inspeção Visual, Medição de Espessuras, Ensaio Hidráulico, Ensaios e Verificações aos dispositivos de Segurança e o Ensaio de Estanquidade.
Estes ensaios apresentam um papel crucial para garantir a segurança, assegurar a vida útil dos equipamentos sob pressão, garantindo assim a total segurança de pessoas e de bens.
Por forma a assegurar as boas práticas e procedimentos, foram consideradas as Instruções Técnicas Complementares (ITC) aplicáveis a cada uma das famílias de ESP, nomeadamente:
– Despacho n.º 2957/2022 – Instrução Técnica Complementar para recipientes para ar,
oxigénio ou gases inertes comprimidos;
– Despacho n.º 22332/2001 (2ª série) – Instrução técnica complementar para geradores de vapor e equiparados.
Assim podemos dizer que os trabalhos de inspeção correram conforme planeado, permitindo ao cliente assegurar o seu licenciamento industrial.
Solução IEP aplicada e objetivos dos serviços IEP
A solução do IEP visou uma preparação dos trabalhos, planeamento e alinhamento com o cliente por forma a minimizar os tempos de paragem com estas intervenções.
A metodologia e a sequência dos ensaios foi realizada por uma reduzir os consumos de água, onde a água utilizada para os ensaios hidráulicos, foi reutilizada nos vários equipamentos.
A natureza da água e a respetiva temperatura também foram devidamente verificadas por forma a evitar fenómenos de corrosão intensificada e o risco de fratura frágil dos materiais.
Resultados conseguidos
Através dos ensaios efetuados comprovou-se a aptidão dos equipamentos sob pressão, exceto de um RAC por não reunir condições de segurança (deformação de um dos apoios).
Os relatórios emitidos foram carregados no Portal de Serviços do IPQ onde será emitido o respetivo certificado de aprovação de funcionamento do ESP pelo IPQ.
“Estou muito satisfeita com os serviços prestados pelo IEP, que demonstraram a forte posição da empresa enquanto infraestrutura tecnológica de inovação em Portugal. O IEP prestou um serviço de excelência técnica, com elementos qualificados com grande profissionalismo, sempre com garantia de independência e rigor. O timing de resposta superou as expetativas e apresentou propostas muito competitivas.
Agradeço o excelente trabalho prestado e certamente iremos continuar a trabalhar com o IEP.”
Vanessa Gouveia – Responsável DQAS | Departamento de Qualidade, Ambiente e Segurança
Saiba mais sobre a área de Equipamentos Sob Pressão do IEP e consulte-nos para mais informações: info@iep.pt