CTE 34 – Lâmpadas e equipamentos associados

CTE 34 – Lâmpadas e equipamentos associados

O IEP é Organismo de Normalização (ONS) para os aparelhos de iluminação (CTE 34 – lâmpadas e equipamentos associados), garantindo que os fabricantes cumprem as normas harmonizadas essenciais para a marcação CE.

As normas harmonizadas constituem a base técnica para que os fabricantes de iluminação demonstrem a conformidade dos seus produtos com as regras legais em vigor na União Europeia, evidenciada através da aposição da marcação CE a esses produtos.

A participação na Normalização permite participar na elaboração das futuras normas. Dessa forma, as empresas que fazem parte da CTE 34 podem influenciar o conteúdo final das normas da área da iluminação. Também têm mais tempo para adequar os seus produtos às alterações que no futuro serão obrigatórias, tornando-se assim mais competitivas.

Invista no crescimento da sua empresa: participe na Normalização Portuguesa!

Consulte o destaque a esta notícia na edição 26 da revista da AIPI.

 

Sobre o IEP

O Instituto Eletrotécnico Português (IEP) é a entidade qualificada pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), para exercer as funções de Organismo de Normalização Setorial (ONS) na área eletrotécnica. Como ONS, o IEP coordena as Comissões Técnicas de Normalização Eletrotécnica (CTE), onde estão representadas diversas entidades, de forma a assegurar o seu funcionamento eficaz e o cumprimento das suas atribuições, nomeadamente a emissão de pareceres nacionais a documentos normativos internacionais e europeus que, posteriormente darão lugar respetivamente, a normas da IEC e do CENELEC bem como a elaboração de projetos de normas e normas portuguesas.

 

Sobre a AIPI

A AIPI – Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação foi criada em 1997 e, logo, colocou a internacionalização das empresas portuguesas do sector como uma das principais orientações da sua atividade, já que é uma das necessidades básicas do sector devido à dependência da maioria das empresas no mercado interno.

Através de Projetos Conjuntos de Apoio à Internacionalização do Portugal 2020/2030, a AIPI colaborou com as empresas do sector, sempre com uma lógica de continuidade, tendo em vista os excelentes resultados obtidos no aumento da participação das exportações do sector, hoje com mais de 60% da sua produção.

A AIPI pretende continuar a desenvolver um conjunto de habilidades e serviços que atendam efetivamente as necessidades das PME em colaboração com as várias organizações nacionais e internacionais.

 

Consulte-nos para mais informações: info@iep.pt

Scroll to Top