IEP: juntos somos mais felizes!

Na última segunda-feira, dia 30 de maio, foram conhecidas as empresas mais “felizes” de 2022 e o IEP está entre elas! O ranking “Exame | Happiness Works®” tem como objetivo avaliar o nível de felicidade organizacional em Portugal e por setor de atividade.
Fique a par das conclusões deste estudo.

Muito se tem estudado sobre o impacto da “felicidade” na gestão das organizações. As novas dinâmicas de trabalho, como o trabalho remoto, a crescente equidade, diversidade e inclusão em ambiente laboral e a implementação de técnicas de “employer branding” na cultura organizacional, tem vindo a gerar uma perceção positiva a respeito do local de trabalho.

O estudo “Happiness Works® 2022” registou este ano, as respostas de 6 796 profissionais, de 123 empresas, mais 6,5% do que no ano anterior. De acordo com os dados avaliados, o índice de satisfação dos profissionais portugueses nunca foi tão elevado, atingindo um valor médio de 3,9, numa escala de 1 a 5.

O IEP figura no top 20 do ranking nacional das empresas mais felizes de 2022, com um índice de felicidade organizacional de 3,8. A organização tem vindo a preocupar-se e investir na criação de uma cultura de empresa “feliz”, desenvolvendo uma série de práticas que têm impactado na felicidade e consequente produtividade dos seus colaboradores.

Algumas dessas práticas são: a Avaliação de Desempenho, Inquéritos de Satisfação, Formação contínua, Política de Carreiras e Remunerações, Prémios de desempenho, Horário flexível e modelo híbrido (possibilidade de teletrabalho), Médico de Medicina Geral e Familiar, Consultas de Psicoterapia, Protocolos e parcerias com diversas entidades, Seguro de saúde, Oferta do dia de aniversário, entre outros.

Jorge Fernandes Serra, Diretor Geral do IEP refere que: “Uma posição de destaque no HW2022 é o reconhecimento do esforço que fazemos em prol das nossas pessoas. Nos últimos cinco anos, o IEP duplicou o número de trabalhadores do seu quadro. Este ritmo elevado abrandou apenas em 2020, mas voltou à normalidade em 2021. Sabemos que o nosso sucesso depende em exclusivo do sucesso das pessoas e das condições de trabalho que colocamos à disposição delas. Acreditamos que estamos a construir uma equipa consistente e motivada, suportada por uma equipa de RH fantástica.”

Scroll to Top