Licenciamento de Equipamentos Sob Pressão

Licenciamento de Equipamentos Sob Pressão

O licenciamento de equipamentos sob pressão (ESP) é uma obrigatoriedade legal e exigência fundamental para a segurança e conformidade industrial. Contudo em alguns equipamentos, o processo pode ser longo e complexo, exigindo o cumprimento rigoroso de normas e regulamentos nacionais e europeus. No IEP – Instituto Electrotécnico Português proporcionamos o apoio técnico necessário para que a sua empresa cumpra as exigências legais de forma eficiente e sem complicações, visando o correto licenciamento destes equipamentos.

 

Equipamentos Sob Pressão (ESP)

Equipamentos sob pressão incluem uma vasta família de equipamentos, como caldeiras, recipientes de ar comprimido, reatores, reservatórios de armazenagem e tubagens que operam com gases ou líquidos a diferentes pressões. Estes equipamentos são classificados em diferentes classes de risco (I, II, III e IV), mediante a energia que acumulam (PSxV) e a natureza do fluido que armazenam, de acordo com a diretiva Equipamentos Sob Pressão – PED 2014/68/EU.

Por forma a assegurar a sua correta instalação e o funcionamento, os mesmos devem ser inspecionados e licenciados de acordo com os requisitos aplicáveis no DL-131/2019 de 30 de agosto e as respetivas Instruções Técnicas Complementares (ITC). Assim o Organismo de Inspeção IEP (I0008), tem um papel fundamental nesta atividade de licenciamento atuando como entidade independente, rigorosa e eficiente, visando a correta instalação e funcionamento dos diferentes ESP e assegurando a segurança de pessoas e de bens.

A importância do Licenciamento

Para além da segurança, o licenciamento assegura que os equipamentos sob pressão estão em conformidade com a legislação, evitando sanções legais e interrupções nas operações. No contexto empresarial, ter todos os equipamentos licenciados traduz-se numa operação mais eficiente, sustentável e em conformidade com os padrões de qualidade e segurança. Uma gestão inadequada destes equipamentos pode trazer graves consequências legais e financeiras, além dos riscos associados ao funcionamento incorreto destes equipamentos.

 

Desafios do Processo de Licenciamento

Muitas empresas enfrentam dificuldades com a burocracia associada ao licenciamento de equipamentos sob pressão. A complexidade das regulamentações técnicas e as várias etapas do processo são desafios comuns, especialmente para empresas que não dispõem de um corpo técnico especializado. O cumprimento das normas de segurança e a conformidade regulamentar, visam a realização de ensaios periódicos e a manutenção adequada a estes equipamentos, tornando, em alguns casos, um processo moroso e desafiante.

 

As Soluções IEP

O IEP conta com uma equipa de especialistas com vasto conhecimento técnico e experiência na área do licenciamento e inspeção de equipamentos sob pressão. Oferecemos um serviço completo, desde a preparação da documentação técnica até à realização de testes e inspeções obrigatórias. No IEP damos apoio para que a sua empresa possa concentrar-se no essencial – a operação segura e eficiente dos seus equipamentos.

Entre em contacto connosco para saber mais sobre o Licenciamento de Equipamentos Sob Pressão: info@iep.pt

Scroll to Top