20 de maio - Dia Mundial da Metrologia 2023

20 de maio – Dia Mundial da Metrologia 2023

O Dia Mundial da Metrologia comemora a assinatura, em 20 de maio de 1875, em Paris, da Convenção do Metro, tratado diplomático que estabeleceu as bases da moderna Metrologia – Ciência da Medição e do que hoje se designa por Sistema Internacional de Unidades (SI). Conheça o impacto do IEP na construção do sistema metrológico nacional e uma abordagem sobre as medições que apoiam o sistema alimentar global – tema escolhido para este ano.

 

O IEP e a Metrologia

O IEP teve desde sempre um papel muito ativo na construção do sistema metrológico nacional, possuindo um dos mais antigos laboratórios metrológicos portugueses (acreditado desde 1989), cujas competências evoluíram constantemente nas grandezas que abarca e nas suas melhores incertezas, de forma a acompanhar as necessidades e as expectativas da indústria nacional.

Esteve na génese das principais entidades que hoje assumem um papel de grande relevo na Metrologia nacional, como é o caso da Relacre – Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal e da SPMet – Sociedade Portuguesa de Metrologia.

O IEP tem tido também um papel muito destacado na formação em Metrologia, seja com ações de formação próprias, seja pela organização de cursos de Pós-Graduação em parceria com Universidades e Politécnicos.

 

Medições de suporte ao sistema alimentar global

O Bureau Internacional dos Pesos e Medidas (BIPM) e a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) anunciaram as “Medições de suporte ao sistema alimentar global” como tema escolhido para a celebração do Dia Mundial da Metrologia 2023.

Existem várias iniciativas e estratégias que têm como missão apoiar o sistema alimentar global. Essas iniciativas envolvem uma ampla gama de abordagens, incluindo políticas governamentais, programas de nutrição, investimentos em pesquisa sobre tecnologia agrícola, desenvolvimento de infraestrutura, capacitação dos agricultores, entre muitas outras.

A metrologia, enquanto ciência da medição, pode e deve desempenhar um papel importante no sistema da alimentação global, contribuindo muito para confiança dos consumidores. Efetivamente, medições precisas e confiáveis contribuem para a uniformidade das cadeias de produção dos alimentos. Pois desta forma se evitam erros de medição que poderão levar à perda de qualidade ou até a problemas ainda mais graves relacionados com a segurança alimentar.

 

Por tudo isto, sentimo-nos orgulhosos do nosso passado e confiantes no nosso futuro!
Nesta data, damos os parabéns à Metrologia e aos Metrologistas portugueses!

Conheça o departamento de Metrologia do Grupo IEP.
Leia na íntegra do artigo – Calibração: um custo com retorno – IEP.

Scroll to Top