Equipamentos Sob Pressão na Indústria Alimentar

Equipamentos Sob Pressão na Indústria Alimentar

A indústria alimentar é uma das mais críticas e regulamentadas, dado o seu impacto direto na saúde alimentar/pública. Dentro deste contexto, os equipamentos sob pressão desempenham um papel vital na produção segura e eficiente dos alimentos. Este artigo aborda os principais aspetos relacionados com a utilização de equipamentos sob pressão na indústria alimentar, incluindo tipos, aplicações, regulamentação e medidas de segurança.

 

Tipos de Equipamentos Sob Pressão (ESP) utilizados na indústria alimentar:

Os equipamentos sob pressão na indústria alimentar incluem geralmente:

– Permutadores de Calor: Usados para a pasteurização, esterilização, arrefecimento e aquecimento indireto de produtos alimentares.

– Autoclaves: Empregados na esterilização de alimentos enlatados e embalados.

– Reatores e Fermentadores: Utilizados na produção de alimentos fermentados, como cerveja, vinho e produtos lácteos.

Misturadores e Homogeneizadores – Utilizados para misturar, emulsionar e dispersar alimentos

Pasteurizadores – utilizados para esterilização e homogeneização (eliminação de microrganismos) em alimentos através da aplicação de temperatura durante um período de tempo

Tubagens – Condução de fluidos

Reservatórios de Ar Comprimido (RAC) – Consumo de ar comprimido como fluido auxiliar nas seguintes situações:

– Ar comprimido (estéril) utilizado no arrasto de produto

– Ar comprimido – como energia motriz para a abertura/fecho de válvulas, acionamento de motores pneumáticos, etc…

Geradores de vapor – Produção de vapor, utilizado como fluido auxiliar para o processo de aquecimento, cozedura e esterilização.

Produção de vapor esterilizado para limpeza e esterilização do interior de ESP.

 

Regulamentações e Normas

O fabrico de ESP para fins alimentares devem de obedecer a normas de construção harmonizadas e não harmonizadas, exemplo código ASME, cumprindo com todos os requisitos de construção e as elevadas exigências aplicadas à indústria alimentar, onde se destacam as seguintes certificações:

– USDA

– FDA

– CE (PED2014/68/EU), aplicável a ESP

– 3-A Sanitary Standard

– Atex

–  cGMP

A segurança dos equipamentos sob pressão na indústria alimentar é assegurada através de inspeções periódicas aos equipamentos visando garantir as condições de funcionamento em segurança dos ESP/RSPS e dos seus dispositivos de segurança.

Estas intervenções são de caracter extremamente relevante uma vez que asseguram a total proteção de pessoas e de bens promovendo também a eficiência destes equipamentos durante o seu normal funcionamento.

As inspeções aos ESP são regulamentares e de caracter obrigatório definidas no DL.131/2019, de 30 agosto.

 

 

As soluções IEP

O IEP é Organismo Notificado (NoBo 0876) no âmbito da Diretiva PED 2014/68/EU, transposta pelo Decreto-Lei n.º 111-D/2017, de 31 de agosto, permitindo aos fabricantes os serviços de avaliação da conformidade necessários e aplicáveis na marcação “CE” dos equipamentos fabricados.

O IEP encontra-se acreditado pelo Instituto Português da Acreditação (IPAC) como Organismo de Certificação de Produtos Metalúrgicos e Metálicos (C0057) de acordo com a norma ISO/IEC 17065 (Módulos B – tipo de projeto, B – tipo de produção, F e G) e Organismo Inspeção (I0008-1) ISO/IEC 17020 (módulo A2).

O IEP encontra-se ainda acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) como Organismo de Inspeção (I0008) de Equipamentos sob Pressão (ESP) e Recipientes sob Pressão Simples (RSPS), para realização das inspeções em serviço no âmbito do Decreto-Lei n.º 131/2019, de 30 de agosto, e respetivas Instruções Técnicas Complementares (ITC).

Este serviço do IEP está projetado para garantir operações seguras e eficientes, atendendo aos padrões regulamentados.

 

Consulte-nos para mais informações: info@iep.pt

Scroll to Top