Protocolo com a Associação KNX Portugal

Protocolo com a Associação KNX Portugal

O IEP privilegia a ligação com todas as entidades que promovem a inovação e o desenvolvimento tecnológico, aplicando conhecimentos avançados para incrementar o nível de competitividade do tecido industrial português. Nesse sentido, o Instituto tem procurado reforçar a colaboração com universidades, politécnicos e com outros centros de produção de conhecimento técnico e científico, bem como com as associações que têm por objetivo promover a incorporação tecnológica em equipamentos e em instalações.

Nesse contexto, o IEP celebrou recentemente um Protocolo de Colaboração com a Associação KNX Portugal. Esta associação tem por objetivo promover em Portugal a tecnologia KNX, que é uma norma mundial aberta e multi-fabricante. É utilizável em todas as aplicações de controlo de residências e edifícios, abrangendo desde a iluminação e o controlo de estores até diversos sistemas de segurança, aquecimento, ventilação, ar condicionado, vigilância, alarme, controlo de água, gestão energética e medição inteligente, bem como eletrodomésticos, áudio/vídeo, mobilidade elétrica e outras. Suporta todos os protocolos de comunicação, como TP (cablagem com 2 fios dedicada), PL (powerline), RF (radiofrequência) e IP/Ethernet/WLAN. Está publicado como norma europeia (CENELEC EN 50090 e CEN EN 13321-1) e como norma internacional (ISO/IEC 14543-3).

O Protocolo agora celebrado vai permitir reforçar a ligação do IEP ao setor da domótica e da automação nos edifícios, estando previstas ações de cooperação que incluem projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação, bem como a formação técnica e a organização conjunta de eventos de natureza tecnológica, entre outras iniciativas.

A primeira ação resultante deste protocolo foi o webinar realizado em 7 de Julho sobre a utilização do KNX no controlo da iluminação, evento que teve uma enorme adesão.

Ir arriba