Guia Técnico IE

Guia Técnico das Classes de Reação ao Fogo dos Cabos Elétricos para Instalações Elétricas de Baixa Tensão

O IEP como Organismo de Normalização Sectorial coordena perto de cinco dezenas de Comissões Técnicas de Normalização Eletrotécnica (CTE). Consulte o Guia Técnico das Classes de Reação ao Fogo dos Cabos Elétricos para Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

Para além de elaborarem as normas portuguesas (NP) do sector elétrico e de participarem na elaboração das normas europeias (Cenelec) e internacionais (IEC), as CTE emitem pareceres técnicos sobre assuntos da sua competência específica e produzem documentos que auxiliam os profissionais e as empresas a terem cada vez mais qualidade e eficiência no seu trabalho.

Uma dessas Comissões, a CTE 64 cujas principais funções se relacionam com a elaboração de normas de segurança para as instalações elétricas de edifícios e promoção da compatibilidade entre estas normas e as relativas ao equipamento instalado e também, proteção contra choques elétricos, efeitos térmicos e sobreintensidades das instalações elétricas de edifícios, produziu o Guia Técnico das Classes de Reação ao Fogo dos Cabos Elétricos para Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Pode aceder ao guia aqui.

 

A nível nacional, as Regras Técnicas de Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT) estabelecem requisitos relativos à reação ao fogo dos cabos elétricos e que devem adaptar-se às novas classes de reação ao fogo estabelecidas a nível europeu. A elaboração do presente Guia Técnico resultou do facto de o processo de revisão das RTIEBT ser moroso e à urgência na sua adaptação.

As regras constantes no presente guia foram validadas pela comissão técnica de normalização CTE 20 – Condutores isolados e cabos. No presente guia técnico é utilizada a abreviatura RPC para referir o Regulamento de Produtos da Construção (em inglês Construction Products Regulation – CPR).

 

Consulte-nos para mais informações: info@iep.pt

Scroll to Top