O Instituto Electrotécnico Português (IEP) acaba de lançar uma nova plataforma digital para o Programa de Formação Básica de Segurança (FBS), uma solução que marca uma nova fase na gestão da formação em segurança laboral em Portugal. Desenvolvido em parceria com a agência WEbrand Agency, o novo portal — https://fbs.iep.pt — vem simplificar, automatizar e reforçar a transparência de todo o processo formativo promovido no âmbito do programa FBS, criado em colaboração com a EDP.
Este novo ponto de contacto entre o IEP, as entidades formadoras, os formandos e as empresas utilizadoras assume um papel central na missão de garantir a qualidade, rastreabilidade e eficácia da formação obrigatória para profissionais que atuam em infraestruturas tecnológicas, com especial destaque para os setores da energia elétrica, indústria, construção civil e telecomunicações.
Funcionalidade ao serviço da segurança
O novo website foi totalmente redesenhado para responder às exigências atuais de usabilidade, segurança de dados e eficiência operacional. Entre as principais funcionalidades destacam-se:
- Consulta em tempo real de entidades formadoras reconhecidas pelo IEP;
- Acesso a informações detalhadas sobre ações de formação validadas;
- Verificação de certificação de formandos e respetivos cursos concluídos;
- Áreas reservadas para gestão documental, emissão de relatórios e validação de dados.
Este investimento traduz-se numa melhoria significativa da gestão do programa, aumentando a confiança de todos os intervenientes e promovendo maior rastreabilidade e controle de qualidade ao longo de todo o processo formativo.
Parceria IEP/EDP
O Programa FBS é fruto de uma parceria entre o IEP e a EDP, que partilham um compromisso com a sustentabilidade, a ética profissional e a segurança laboral.
O Programa de Formação Básica de Segurança (FBS) visa promover comportamentos seguros, reduzir a sinistralidade e assegurar a qualidade e adequação dos conteúdos formativos para trabalhadores que atuam em infraestruturas tecnológicas com particular enfoque nos setores da energia elétrica, da indústria, da construção civil, das telecomunicações, entre outros.
O novo website reforça este compromisso, ao garantir um acesso mais transparente e eficiente à informação sobre formações obrigatórias para quem opera em ambientes industriais de risco.
O desenvolvimento da nova plataforma ficou a cargo da WEbrand Agency, uma agência especializada em marketing digital, reconhecida pelo seu foco na otimização da presença online das marcas e na criação de soluções digitais eficazes e orientadas para resultados.