AMBIENTE

O respeito pelo ambiente e a garantia de uma utilização dos recursos que seja o mais eficiente possível está entre as nossas principais preocupações e procuramos partilhar com os nossos parceiros e clientes o vasto know-how que possuímos nestas matérias.

Desde a elaboração de normas que visam a proteção do ambiente e a eficiência dos produtos, nomeadamente ao nível energético, até aos serviços de consultoria e à formação técnica, disponibilizamos o saber acumulado por uma equipa multidisciplinar ao longo de mais de 3 décadas.

A avaliação de infraestruturas, tanto pela realização de inspeções técnicas e de ensaios não destrutivos como pelas auditorias de 3.ª parte, contribui igualmente para assegurar às indústrias dos mais diversos setores a confiança que lhes permite operar no pleno respeito das regras legais, contratuais e normativas.

Serviços Disponibilizados

O IEP está reconhecido pela Direcção-Geral de Energia e Geologia como Entidade Inspetora de Instalações Elétricas (EIIEL), Entidade Inspetora de Instalações de Elevação (EIIE), Entidade Inspetora de Instalações de Gás (EIIG), sendo que todas estas áreas estão também acreditadas pelo IPAC .

Inspeções
+

Consultoria e
Auditoria
+

Ensaios
Laboratoriais
+

Calibração
+

Melhorar o desempenho energético de infraestruturas e equipamentos bem como ajudar os nossos clientes a encontrar as soluções de energia que melhor servem as suas necessidades.

Energia e
Infraestruturas
+

Atividades

Instalações Elétricas

+

EQUIPAMENTOS SOB PRESSÃO (ESP) E RECIPIENTES SOB PRESSÃO SIMPLES (RSPS)

+

ELEVADORES, ESCADAS MECÂNICAS, TAPETES ROLANTES E MONTA-CARGAS

+

Na área das instalações elétricas, o IEP desenvolve um conjunto alargado de atividades, que passa, entre outras, pela realização de inspeções a instalações elétricas, auditorias aos sistemas de autoconsumo (verificação das condições de execução e instalação dos sistemas fotovoltaicos), auditorias aos sistemas de contagem (validação da parametrização dos contadores e da operacionalidade das comunicações), medição de resistências de terra, gradientes de potencial, continuidades e resistividade do solo, assim como emissão de pareceres técnicos no domínio da eletricidade, onde se incluem as análises de projetos de instalações elétricas.

Na área regulamentar, em concreto no âmbito do regime das instalações elétricas, publicado pelo Decreto-Lei nº 96/2017 de 10 de Agosto, e enquanto Entidade Inspetora de Instalações Elétricas, o IEP efetua as inspeções para entrada em exploração das instalações elétricas Tipo A e Tipo C e ainda, as inspeções periódicas às instalações de carregamento de veículos elétricos.

O IEP concebeu um website específico para as Inspeções Elétricas onde poderá efetuar a submissão dos pedidos de inspeção de forma simples e eficaz com pagamentos automáticos!

 >  SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

 >  AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE CVP (CÂMARAS DE VISITA PERMANENTES)

 >  SISTEMAS DE AUTOCONSUMO

 >  SUPERVISÃO DE OBRA (CVP, POSTES)

 >  AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE POSTES DE MADEIRA

O IEP encontra-se acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) como Organismo de Inspeção de Equipamentos sob Pressão (ESP) e Recipientes sob Pressão Simples (RSPS), para realização das inspeções em serviço no âmbito do Decreto-Lei n.º 131/2019, de 30 de agosto, e respetivas Instruções Técnicas Complementares (ITC).

Equipamentos: 

Recipientes sob pressão de ar comprimido

Geradores de Vapor e equiparados

Reservatórios de gás de petróleo liquefeito (<200 000L)

ESP sem ITC aplicável

RSPS- Recipientes sob pressão de ar comprimido

Como Organismo Notificado, o IEP avalia a conformidade dos elevadores tendo em vista a sua entrada em exploração no âmbito da Diretiva 2014/33/UE.

Enquanto Entidade Inspetora de Elevadores, o IEP efetua as inspeções periódicas aos elevadores, monta-cargas, tapetes rolantes e escadas mecânicas, conforme previsto no Decreto-Lei nº 320/2002 de 28 de Dezembro.

Inspeções extraordinárias e inquéritos a acidentes em instalações de elevadores.

Eficiência energética de equipamentos de elevação.

 > EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EQUIPAMENTOS DE ELEVAÇÃO

 

 

Atividades

AMBIENTE

+

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

+

ENERGIA

+

No contexto atual, as questões ambientais assumem uma importância cada vez maior. Tendo como horizonte a construção de um mundo sustentável, o IEP desenvolveu um conjunto de serviços que permitem responder não só aos requisitos legais, mas também proporcionar às empresas patamares mais elevados no respeito e na criação de um ambiente melhor.

Assim, o IEP disponibiliza serviços na área da consultoria ambiental (implementação de sistemas; licenciamento ambiental), economia circular, das caracterizações ambientais (ruído; emissões gasosas; efluentes), da caracterização de equipamentos e produtos (rótulo energético; ROHS), entre outros.

Para o desenvolvimento destes serviços o IEP dispõe de um conjunto de técnicos qualificados, bem como de um conjunto de equipamentos que lhe permitem responder de forma competente às necessidades dos clientes.

Muitos dos serviços oferecidos nesta área são prestados pelos vários laboratórios acreditados que integram este instituto.

 >  AUDITORIAS AMBIENTAIS

 >  GESTÃO AMBIENTAL

 >  INTEGRADA DE AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS/RESP. AMBIENTAL

 >  DIRETIVA ROHS – DL Nº 230/2004

 >  ACOMPANHAMENTO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA EM OBRAS

 >  DIRETIVA SEVESO

 >  AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

 >  INTEGRADA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE LEGAL EM AMBIENTE

 >  APOIO AO LICENCIAMENTO INDUSTRIAL E AMBIENTAL

Ao longo das últimas décadas temos participado em grandes projetos de segurança realizados no setor empresarial e também em infraestruturas da rede pública.

Elaboramos planos de emergência e planos de segurança e saúde, procedemos à avaliação de riscos industriais, tecnológicos e profissionais, e recomendamos medidas de autoproteção.

Implementamos sistemas de higiene, segurança e saúde no trabalho e realizamos auditorias internas.

Somos responsáveis também pela organização dos serviços externos de SST de empresas dos mais diversos setores de atividade a nível nacional.

 >  DIRETIVA SEVESO

 >  ACOMPANHAMENTO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA EM OBRAS

 >  COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA EM OBRA

Uma utilização racional da energia nas atividades humanas reveste-se, cada vez mais, duma relevância extrema, pois esses recursos são finitos, extremamente escassos e com uma distribuição global pouco equitativa. Assim sendo, é muito importante a disponibilização de ferramentas de apoio à decisão que permitam aos mais diversos setores da economia gerir eficazmente os recursos energéticos que aplicam nas suas atividades.

 > ANÁLISE DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO DE OBRA DE INSTALAÇÕES DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

 > AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PARQUES FOTOVOLTAICOS

 > INSPEÇÕES REMOTAS COM RECURSO A DRONE

Atividades

ACÚSTICA E VIBRAÇÕES

+

EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES PARA CONTROLO CLIMÁTICO

+

Ambiental (Avaliação do cumprimento do Regulamento Geral do Ruído – Decreto-Lei 9/2007 – para atividades ruidosas permanentes e temporárias, Ensaios de avaliação de incomodidade e de critério de exposição máxima, Elaboração de recolhas de dados acústicos no âmbito da avaliação prévia).

Gestão e controlo do ruído ambiente (Elaboração de mapas de ruído, Elaboração de planos de redução de ruído, Elaboração de planos de pormenor no âmbito de avaliação de impactos ambientais no parâmetro ambiente sonoro, Conceção e design de redes de monitorização de ruído à medida do cliente, Consultoria ambiental no âmbito do ambiente sonoro).

Construção (Avaliação da conformidade das construções e elementos de construção no âmbito do Decreto-Lei 96/2008, Ensaios de isolamento sonoro a sons aéreos e de percussão, Ensaios de isolamento de fachadas, Ensaios de tempos de reverberação, Ensaios de equipamentos coletivos de edifícios), Conceção dos produtos (Avaliação da potência sonora de produtos).

Laboral (Avaliação da exposição humana a ruído e vibrações no posto de trabalho – Decreto-lei 182/2006 e Decreto-lei 42/2006, Elaboração de mapas de ruído no interior das instalações industriais, Elaboração de planos de controlo de ruído e vibrações no posto de trabalho).

 >  RUÍDO AMBIENTE – CRITÉRIO DE INCOMODIDADE

 >  RUÍDO AMBIENTE – NÍVEL SONORO CONTÍNUO EQUIVALENTE

 >  EXPOSIÇÃO DE TRABALHADORES ÀS VIBRAÇÕES

 >  INTENSIDADE SONORA

 >  ELABORAÇÃO DE PLANOS DE CONTROLO DE RUÍDO

 >  ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS – EQUIPAMENTOS COLETIVOS DE EDIFÍCIOS

 >  ELABORAÇÃO DE MAPAS DE RUÍDO, PLANOS DE REDUÇÃO DE RUÍDO E ESTUDOS DE PORMENOR 

 >  RUÍDO AMBIENTE – CRITÉRIO DE EXPOSIÇÃO MÁXIMA

 >  RUÍDO E VIBRAÇÕES EM MEIOS DE TRANSPORTE (NAVIOS, COMBOIOS, OUTROS)

 >  ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS – ISOLAMENTO A SONS DE PERCUSSÃO

 > NÍVEIS DE POTÊNCIA SONORA

 >  EXPOSIÇÃO DOS TRABALHADORES AO RUÍDO NO POSTO DE TRABALHO

 >  ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS – TEMPO DE REVERBERAÇÃO

 >  ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS – ISOLAMENTO A SONS AÉREO

 > RUÍDO AMBIENTE – CRITÉRIO DE INCOMODIDADE

 > RUÍDO AMBIENTE – NÍVEL SONORO CONTÍNUO EQUIVALENTE

 > EXPOSIÇÃO DE TRABALHADORES ÀS VIBRAÇÕES

 > INTENSIDADE SONORA

 > ELABORAÇÃO DE PLANOS DE CONTROLO DE RUÍDO

 > ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS – EQUIPAMENTOS COLETIVOS DE EDIFÍCIOS

 > ELABORAÇÃO DE MAPAS DE RUÍDO, PLANOS DE REDUÇÃO DE RUÍDO E ESTUDOS DE PORMENOR 

 > RUÍDO AMBIENTE – CRITÉRIO DE EXPOSIÇÃO MÁXIMA

 > RUÍDO E VIBRAÇÕES EM MEIOS DE TRANSPORTE (NAVIOS, COMBOIOS, OUTROS)

 > ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS – ISOLAMENTO A SONS DE PERCUSSÃO

 > NÍVEIS DE POTÊNCIA SONORA

 > EXPOSIÇÃO DOS TRABALHADORES AO RUÍDO NO POSTO DE TRABALHO

 > ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS – TEMPO DE REVERBERAÇÃO

 > ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS – TEMPO DE SONS AÉREOS

CALIBRAÇÕES DE TEMPERATURA E HUMIDADE

São efetuados ensaios para caraterização dos perfis térmicos (estabilidade e gradiente) em diversos equipamentos, tais como estufas, banhos termorregulados, fornos, muflas, câmaras frigoríficas.

Muitos destes trabalhos podem ser efetuados nas instalações dos clientes (“in situ”), assegurando-se assim um tempo de imobilização mínimo dos equipamentos dos clientes, com as consequentes vantagens em termos de custos associados à paragem desses equipamentos.

 > ESTUDO DA UNIFORMIDADE E ESTABILIDADE EM TEMPERATURA – ESTUFAS

 > ESTUDO DA UNIFORMIDADE E ESTABILIDADE EM TEMPERATURA – CÂMARAS CLIMÁTICAS

 > ESTUDO DA UNIFORMIDADE E ESTABILIDADE EM TEMPERATURA – MUFLAS

 > ESTUDO DA UNIFORMIDADE E ESTABILIDADE EM TEMPERATURA – BANHOS

 > ESTUDO DA UNIFORMIDADE E ESTABILIDADE EM TEMPERATURA – FORNOS

 > ESTUDO DA UNIFORMIDADE E ESTABILIDADE EM TEMPERATURA – ESTUFAS

Atividades

TEMPERATURA E HUMIDADE

+

CALIBRAÇÕES DE TEMPERATURA E HUMIDADE

No domínio da temperatura, o IEP está acreditado para calibrar termómetros de líquido em vidro e termómetros digitais (unidades eletrónicas de leitura, associadas a sensores do tipo termopar, Pt100,etc.).

São efetuados igualmente ensaios para caracterização dos perfis térmicos (estabilidade e gradiente) em diversos equipamentos, tais como estufas, banhos termorregulados, fornos, muflas, câmaras frigoríficas.

Muitos destes trabalhos podem ser efetuados nas instalações dos clientes (“in situ”), assegurando-se assim um tempo de imobilização mínimo dos equipamentos dos clientes, com as consequentes vantagens em termos de custos associados à paragem desses equipamentos.

 > MAPEAMENTO HIGROTÉRMICO

> HIGRÓMETROS

> CÂMARAS TERMOGRÁFICAS

> TERMÓMETROS DIGITAIS

> SENSORES DE TEMPERATURA (PT-100, TERMOPARES, OUTROS)

> CALIBRAÇÕES EM LABORATÓRIO E “IN SITU

 > HIGRÓGRAFOS

> TERMO-HIGRÓMETROS E TERMO-HIGRÓGRAFOS

> REGISTADORES DE TEMPERATURA E DATA LOGGERS

> TERMÓMETROS DE VIDRO

> CALIBRADORES DE BLOCO SECO

> OUTROS

Atividades

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA E EDIFÍCIOS

+

SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA

+

“DUE DILIGENCE” EM GRANDES INFRAESTRUTURAS

+

A energia e o modo como é usada deve ser encarada como uma componente dos custos da empresa que pode ser reduzida! O IEP dispõe de um quadro técnico com experiência e competência, capaz de, em conjunto com a sua organização, estabelecer metas de redução de consumos, aumentando assim a sua eficiência energética.

 > AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS SCE (SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS)

 > ELABORAÇÃO DE PLANOS DE RACIONALIZAÇÃO DE ENERGIA

 > AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM INDÚSTRIA SGCIE (SISTEMA DE GESTÃO DE CONSUMOS INTENSIVOS DE ENERGIA)

 > AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ENERGÉTICO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA FROTA, NO ÂMBITO DO RGCEST (REGULAMENTO DA GESTÃO DO CONSUMO DE ENERGIA PARA O SETOR DOS TRANSPORTES)

 > AVALIAÇÃO DE CONSUMOS DE ENERGIA E DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFÍCIOS

 > EMISSÃO DE CERTIFICADOS ENERGÉTICOS

 > AUDITORIAS ENERGÉTICAS NO ÂMBITO DO DL 68-A/2015

 > ACOMPANHAMENTO E EVOLUÇÃO DE INDICADORES DE CONSUMO DE ENERGIA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE EXECUÇÃO E PROGRESSO (REP)

Com um olhar atento nas energias renováveis e na descarbonização da economia, o IEP dispõe de técnicos e de equipamentos capazes de inspecionar ao detalhe os seus sistemas de produção de energia, de modo a garantir uma maior performance energética e um maior rendimento do seu investimento. As valências dos nossos colaboradores permitem um acompanhamento especializado desde a fase de projeto, fase de obra e a fase de operação e manutenção.

 > ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE OBRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

 > AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMPRESAS INSTALADORAS DE SISTEMA DE PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

 > INSPEÇÕES VISUAIS E TERMOGRÁFICAS A PARQUES FOTOVOLTAICOS

 > AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE DE PARQUES FOTOVOLTAICOS

 > CONTROLO DA QUALIDADE DOS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS À ENTRADA DO PARQUE, RECORRENDO A UM LABORATÓRIO MÓVEL (IR AND EL IMAGE)

 > AVALIAÇÃO DE PARQUES EÓLICOS: ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS (VISUAL, ULTRASSONS, TERMOGRAFIA E OUTROS QUANDO APLICÁVEL)

 > AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE EXECUÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

 > INSPEÇÕES REMOTAS COM RECURSO A UAV (VEÍCULO AÉREO NÃO – TRIPULADO – DRONE ) PARA ANÁLISE TERMOGRÁFICAS DE PAINÉIS

 > INSPEÇÃO A MÓDULOS FOTOVOLTAICOS ATRAVÉS DE ELETROLUMINESCÊNCIA E CURVAS I-V

 > ENSAIOS FINAIS (APOIO À FISCALIZAÇÃO) PARA O PROMOTOR RECECIONAR A OBRA JUNTO DA EQUIPA INSTALADORA. AUTO DE RECEÇÃO PROVISÓRIO

 > AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SISTEMAS PRODUTORES DE ENERGIA TÉRMICA, E RESPETIVA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DOS PLANOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA

 > AVALIAÇÃO DE PARQUES EÓLICOS: INSPEÇÃO VISUAL E TERMOGRÁFICA COM RECURSO A UAV

O IEP é detentor de larga experiência técnica, normativa e regulamentar no setor eletrotécnico, telecomunicações e infraestrutura. Propomos disponibilizar ao mercado a nossa experiência na avaliação de ativos de produção de energias renováveis (fotovoltaicos e eólicos), tanto para infraestruturas novas (avaliação do projeto, seguimento da construção, aceitação final e validação das estimativas de produção anual) como para infraestruturas já existente mas em processo de venda (conformidade normativa e regulamentar, estado de conservação e manutenção, análise de desempenho, etc.).

PRECISA DE AJUDA?

Se precisa de mais informações sobre os nossos serviços, entre em contacto connosco e coloque as suas dúvidas.

    NEWSLETTER

    Subscreva a e-news iep


    Scroll to Top