O Instituto Português da Qualidade (IPQ) realizou, no passado dia 26 de novembro, no Auditório Ricardo Fernandes, a Cerimónia de Entrega do Prémio Normalização 2025. O evento distinguiu Comissões Técnicas (CT) e personalidades cujo contributo tem sido essencial para o desenvolvimento, consolidação e promoção da Normalização em Portugal.
Desde 2014, o Prémio Normalização destaca as Comissões Técnicas que demonstram boas práticas, participação ativa nos trabalhos normativos e um contributo relevante para o reforço do Sistema Nacional de Normalização. Na edição de 2025, foram distinguidas três Comissões Técnicas, todas reconhecidas pela plena conformidade com os critérios definidos pelo IPQ.
Prémio Normalização 2025 – Categoria Mérito
Na Categoria Mérito, o prémio distinguiu duas personalidades: Luís Pires e Nuno Silva, cuja atuação tem sido particularmente relevante no panorama da Normalização nacional. A atribuição do prémio reconhece a dedicação, a excelência, o compromisso e o trabalho desenvolvido por ambos ao longo dos últimos anos.
No caso de Nuno Silva, secretário da CTE 81 – Proteção contra descargas atmosféricas e seus efeitos, o galardão reflete o seu contributo para a dinamização dos trabalhos normativos, promoção do consenso técnico e participação ativa nos comités internacionais IEC/TC 81/MT 14, bem como nas Comissões Técnicas CTE 37 e CTE 64. Destaca-se ainda a colaboração prestada ao IEP e à ANEPC na elaboração de guias e notas técnicas de elevado impacto público.
Os Prémios de Normalização e Mérito do IPQ valorizam e celebram o trabalho das Comissões Técnicas e das personalidades que impulsionam o avanço da normalização, da qualidade e da inovação em Portugal.

