Tipos de Verificações que devem ser efetuadas aos Equipamentos de Trabalho das Organizações [Decreto-Lei n.º 50/2005, de 25 de fevereiro]

Designa-se um Equipamento de Trabalho qualquer máquina, aparelho, ferramenta ou instalação utilizada no trabalho.
Segundo o Decreto-Lei 50/2005, de 25 de fevereiro, “escadas, andaimes, equipamentos móveis automotores, equipamentos de elevação de cargas, ferramentas manuais, equipamentos para trabalhos temporários em alturas, entre outros”.

Saiba mais sobre o que são Verificações de Equipamentos de Trabalho; a sua importância; e sobre os serviços do Grupo IEP neste âmbito.

Existem 3 grupos distintos de Verificações que devem ser efetuadas aos Equipamentos de Trabalho:

1. Iniciais
O empregador deve proceder à Verificação dos Equipamentos de Trabalho após instalação ou montagem num novo local, antes do início ou do recomeço do seu funcionamento.

2. Periódicas
O empregador deve promover a Verificação periódica dos seus Equipamentos de Trabalho, com recurso, se necessário, a ensaios complementares (por exemplo ensaios de carga a equipamentos de elevação), aos Equipamentos de Trabalho sujeitos a influências que possam provocar deteriorações suscetíveis de causar riscos pela sua utilização.

3. Extraordinárias
O empregador deve efetuar Verificações extraordinárias aos Equipamentos de Trabalho quando ocorram acontecimentos excecionais (transformações, acidentes, fenómenos naturais ou períodos prolongados de não utilização), que possam ter consequências gravosas para a segurança dos trabalhadores.

Para mais informações, consulte-nos: info@iep.pt

Scroll to Top