O IEP, como infraestrutura tecnológica pautada pela competência e qualidade, tem como objetivo promover a inovação. O Grupo tem trabalhado em parceria com a indústria em geral e, em particular, com a indústria eletrotécnica e eletrónica, para ajudá-las a agregar mais valor e inovação aos seus produtos e serviços.
Fique a par dos projetos em desenvolvimento na área de Inovação, Investigação e Desenvolvimento do IEP, segundo Modesto Morais, responsável pela área.
Para além do projeto “Smart-PV” que decorre até final de junho de 2023, no âmbito do P2020, temos mais três iniciativas no contexto do PRR. São iniciativas promovidas pela DST (New Generation Storage (DST Solar) e a Construção Modular (Bysteel) e o projeto promovido pela AddVolt (New Battery Packging and Improved Power Electronics).
Ainda no âmbito do PRR, temos mais dois projetos promovidos pela Associação Produtech: Advence4i (liderado pela Sistrade) e Digital4Circular (liderado pelo INEGI).
O IEP desenvolverá os contributos para cada um dos projetos da seguinte forma:
- Advence4i (liderado pela Sistrade)
Colaboração no desenvolvimento de soluções inteligentes (Inteligência Artificial) para a gestão de energia nas empresas, nomeadamente no que concerne à incorporação de energia nos processos produtivos. A energia é seguramente um ativo incorporado nos produtos. Na mitigação da intensidade energética e na produção de bens urge conhecer-se os perfis de consumo para se poder atuar, com inteligência para não se penalizar a eficiência e produtividade.
- Digital4Circular (liderado pelo INEGI)
Na indústria de injeção de plásticos para a indústria automóvel, por via da necessidade de um elevado índice de integração, os moldes já incorporam incertos metálicos diversos que ficam desde início inseridos nas peças plásticas produzidas. Por via dos defeitos na produção que sempre ocorrem, existe necessidade de enviar para aterro essas peças defeituosas. Isto acontece porque a presença dos incertos metálicos impede que se proceda com a reciclagem das peças. Assim sendo, quer pela perda do custo associado aos mesmos incertos metálicos, que irão em conjunto com as peças plásticas para aterro, quer pelo facto de não se poder reciclar os materiais plásticos, urge encontrar uma solução técnica que nos permita, pelo menos, recuperar os incertos (estes componentes representam em média 50% do custo da peça injetada). Terá de ser desenvolvido o equipamento, ou conjuntos de equipamentos, capazes de processar essa operação. Serão equipamentos comercializáveis. O IEP estará envolvido na parte de desenvolvimento de protótipos e avaliação de conformidade para garantir que os equipamentos em questão estão conforme os requisitos aplicáveis.
- New Generation Storage (liderado pela DST Solar/Voltalia)
A progressiva incorporação de energia elétrica renovável nas redes, essencialmente de forma distribuída, traz as vantagens inerentes à sustentabilidade e descarbonização, mas incorpora cada vez mais intermitência na disponibilidade de energia. Por esta via torna-se importante garantirem-se mecanismos de armazenamento de energia para se poder mitigar essas ausências inusitadas da disponibilidade de energia. O nosso projeto pretende explorar esta vicissitude através da incorporação e inteligência distribuída entre sistemas de produção (UPACs), sistemas de armazenamento (baterias físicas e químicas) e os clientes consumidores. Neste projeto também existirá uma componente importante que concerne à sustentabilidade na utilização de recursos, nomeadamente por via da utilização de baterias em segunda vida. É nesta componente e na sensorização em que o IEP entrará através de aspetos relacionados com garantias de segurança na utilização de baterias, bem como no desenvolvimento de normas técnicas aplicáveis.
- Construção Modular (liderado pela Bysteel)
A sustentabilidade no desenvolvimento da construção civil é igualmente um tema de elevado relevo no contexto desta transição energética e ambiental. A construção modular, pela sua versatilidade e flexibilidade na reutilização, será um marco importante na direção de um mundo mais equilibrado. O conceito de construção modular não está contemplado nos regulamentos da construção, nem nos aspetos estruturais, nem nos regulamentos que dizem respeito às infraestruturas auxiliares, tais como: gás, eletricidade, comunicações, climatização, água, saneamento, etc. Neste projeto, o IEP estará envolvido na acomodação das infraestruturas de energia, gás e comunicações. O IEP dimensionará estas infraestruturas conforme os requisitos da regulamentação existente ou, em alternativa, desenvolverá recomendações para alterar a regulamentação legal, a fim de acomodar melhor esta nova realidade.
- New Battery Packging and Improved Power Electronics (liderado pela AddVolt)
A AddVolt é uma empresa especialista em soluções sustentáveis para a indústria do frio embarcado em camiões. Desenvolvem soluções inteligentes de aproveitamento de diversas formas de energia mecânica e das redes para mitigar a utilização de combustíveis fósseis. Por exigência dos mercados, têm necessidade de introduzir melhoramentos, tanto estruturais como de desempenho nos seus produtos. O IEP está presente na execução de ensaios de conformidade mecânica, térmica e elétrica destas novas soluções de produtos.
Acompanhe todos os projetos do departamento de Inovação, Investigação e Desenvolvimento do IEP.