Instalações elétricas para a alimentação do carregamento de veículos elétricos

Instalações Elétricas para a Alimentação do Carregamento de Veículos Elétricos

Em artigo publicado na revista “O eletricista”, falamos sobre a questão das instalações elétricas para a alimentação do carregamento de veículos elétricos.

A procura de alternativas aos combustíveis fosseis por questões ambientais e de escassez levaram a uma forte aposta na inovação e desenvolvimento na mobilidade elétrica, assim, os custos de produção dos veículos elétricos têm diminuído progressivamente estimando-se que serão mais baixos do que qualquer carro de combustão num futuro próximo (menos de 10 anos), conforme gráfico abaixo.

Fonte: https://ilsr.org/report-electric-vehicles/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://ilsr.org/report-electric-vehicles/

Consequentemente, e como seria de esperar, no sentido inverso o número de carros elétricos vendidos tem aumentado consecutivamente.

: https://insideevs.com/global-plug-in-electric-car-sales-increased-to-over-140000-in-march/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://insideevs.com/global-plug-in-electric-car-sales-increased-to-over-140000-in-march/

A acompanhar esta evolução as instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos em corrente alternada, são hoje alvo de enquadramento específico nomeadamente no quadro da Diretiva 2014/94/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de outubro de 2014, relativa à criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos.

Dada a contínua evolução técnica dos documentos de normalização internacional que estiveram na base das RTIEBT, torna-se imprescindível proceder a uma atualização sustentada da informação, permitindo, nomeadamente, a inclusão de disposições de segurança para instalações especiais, que não estavam cobertas pelas regras técnicas anteriormente aprovadas.

Na atividade diária do IEP detetamos que continuam a existir algumas dúvidas e lacunas nos conhecimentos técnicos na execução das instalações elétricas para a alimentação do carregamento de veículos elétricos.

Procurando ir ao encontro das necessidades detetadas, o IEP promove uma ação de formação “Instalações Elétricas – Carregamento de Veículos Elétricos” onde consolidamos conhecimentos sobre as regras técnicas das instalações elétricas de alimentação para carregamento de veículos elétricos, identificamos as regras técnicas para execução de carregamento de veículos elétricos aplicando a legislação em vigor.

Scroll to Top