IEP: uma instituição ao serviço do setor

O IEP nasce em 1981 e surge da necessidade da existência de uma entidade que pudesse gerir uma adequada política de normalização técnica e controlo da qualidade, no sentido da defesa do consumidor e permitir o desenvolvimento das exportações, não contrariando as normas comunitárias.
Trinta e seis anos se passaram e o IEP foi-se reinventando, passando da mera tradução de normas, para uma entidade de referência no mundo das inspeções, ensaios laboratoriais, calibrações, formação e certificação, consultoria e auditoria e energias renováveis, entre outros.
O elevado número de reconhecimentos e acreditações nacionais e internacionais que acumulou neste tempo, demonstram que o objetivo maior do IEP é a colmatação das necessidades dos clientes.
A crescente necessidade dos fabricantes pela exportação dos seus produtos impõe que o IEP procure o reconhecimento internacional junto de várias entidades competentes, para que os ensaios realizados no IEP sejam reconhecidos na obtenção de diversas marcas de conformidade para os vários tipos de produtos.
O IEP continua a trabalhar no sentido de alargar estes reconhecimentos a novas áreas geográficas.

O presente e o futuro
Hoje em dia, o IEP apresenta-se como uma infraestrutura tecnológica com um dinâmico núcleo de investigação, inovação e desenvolvimento que, em colaboração com várias instituições de ensino superior e entidades de referência em vários setores, tem trabalhado no desenvolvimento de novos produtos e serviços, tecnologicamente mais evoluídos e com maior valor acrescentado.
São exemplos recentes disso:
O trabalho realizado pelo IEP com o Ministério da Administração Interna que permitiu que Portugal seja o 3o país da UE a garantir a conformidade ecall dos seus centros de atendimento do 112.
O desenvolvimento pelo IEP de ferramentas de auditoria, inspeção e ensaio que permitem avaliar de forma exaustiva o estado de conservação de aerogeradores, permitindo aos promotores encontrar uma justificação técnica para uma extensão da vida útil dos aerogeradores para além dos 20 anos de garantia.
E o recém-inaugurado serviço IEP de inspeções remotas com recurso a UAV (Veículo Aéreo Não Tripulado – Drone) para análise termográfica de painéis fotovoltaicos, com identificação por georreferenciação. Este serviço permite a identificação de painéis fotovoltaicos com problemas de desempenho, que poderão reduzir significativamente a produção de energia e como tal aumentar o tempo de retorno do investimento. As inspeções visual e termográfica, rápidas e seguras, aos painéis fotovoltaicos recorrendo ao drone, garantem a segurança total de todos os intervenientes.
A recente aquisição, em 2017, pelo IEP da empresa A. Jorge Lima, Lda permite o alargamento da oferta de serviços para a indústria, já que a AJL é uma entidade sobejamente conhecida na área dos ensaios não destrutivos e da soldadura.
Sempre com o pressuposto da satisfação máxima dos clientes, o IEP criou igualmente no último ano dois novos websites: www.inspecoeseletricas.pt e www.formacao.iep.pt.
O primeiro surge com a entrada em vigor do Decreto-Lei no 96/2017, a 1 de Janeiro deste ano, que aprova o novo regime das instalações elétricas de serviço particular e determina que as inspeções às instalações elétricas passam a ser solicitadas diretamente às entidades inspetoras. Neste enquadramento, o IEP concebeu este website para dar resposta, de uma forma simples e eficaz, ao processo de submissão dos pedidos de inspeção e ao respetivo tratamento administrativo.
O segundo, procura responder a uma necessidade muito particular, os serviços de formação. A sua origem justifica-se com o objetivo de melhorar a comunicação e consolidar a presença do IEP online. Este novo site disponibiliza um leque alargado de cursos, especializações e formações à medida, em diversas áreas, das quais, como não poderia deixar de ser, é destacada a tecnológica. Para além de um novo design e uma navegação mais intuitiva, um conjunto de novas tecnologias permitem aceder à informação de forma mais rápida e a partir de qualquer dispositivo, numa plataforma completamente mobile e totalmente integrada com as redes sociais Facebook e Linkedin.
O IEP viu muito recentemente a sua imagem renovada, procurando traduzir graficamente a evolução para uma nova filosofia empresarial, adaptada a novos horizontes, coerente com uma nova dinâmica de crescimento e expansão.

 

Ir arriba